Tudo que você precisa saber sobre vinhos

Com a chegada do inverno, nosso desejo por um bom vinho aflora, não é mesmo? E para não fazer feio, vamos indicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, pra sommelier nenhum colocar defeito!

Por que as pessoas cheiram o vinho?

O cheiro é a característica mais marcante do vinho, e cada tipo de uva é chamado de “aroma”. No mundo dos experts em vinho, o aroma completo de todo o vinho chama-se “bouquet”, e quando alguém deseja se referir a aroma e bouquet, usa a palavra “nariz”. Curiosidades à parte, a degustação olfativa é uma parte importantíssima da degustação, por isso muitas pessoas costumam “cheirar” o vinho antes de prová-lo para atingir uma experiência completa.

Vinho proibido para mulheres

Calma, não deixe o título te assustar. Mas você sabia que, até há algum tempo, as mulheres romanas não podiam beber vinho? Além de proibido, caso o marido encontrasse sua esposa provando algum item da adega, tinha permissão para assassiná-la. Felizmente os tempos mudaram e hoje, em muitos lugares, é a mulher quem comanda a adega da casa. Quer mais? Em 1988, uma italiana iniciou a Le Donne Del Vino, primeira organização feminina devota ao vinho, que tinha como objetivo encorajar as mulheres a participarem da indústria italiana da bebida. Além disso, para as degustadoras de plantão, especialistas afirmam que o vinho tem um efeito maior em mulheres do que em homens, já que elas têm em menor quantidade uma enzima necessária para metabolizar o álcool no organismo.

Você já ouviu falar no bêbado filosófico?

Nada melhor do que reunir os amigos para degustar um bom vinho e falar sobre a vida, não é? Mas essa atividade é mais antiga do que você pensa. No centro do círculo intelectual e social da Grécia Antiga, existiam os “simpósios”, cujo significado literal é “beber junto”. Nesses eventos, a ordem principal era misturar álcool com discussões filosóficas, e hoje isso é uma curiosidade da História grega. E você aí pensando que aquele seu amigo bêbado filosófico estava errado.

Qual vinho combina com brigadeiro?

Como todos sabemos, o vinho combina com quase todas as ocasiões, desde um bar com amigos até um jantar em família. Por isso, nada melhor do que saber a melhor forma de harmonizá-los, né?  Para acompanhar alimentos gordurosos, escolha um vinho mais potente com maior teor alcoólico, pois eles ajudam a aquecer a temperatura do corpo.  Massas frescas, molhos cremosos de queijos, arroz de forno, frango cremoso ou embutidos portugueses, vão bem com vinhos tintos mais encorpados.  Se você não dispensa um delicioso fondue, os vinhos brancos secos jovens ou com breve passagem em barricas, como Chardonnay e Rioja, são boas opções.  Quando o assunto é sopa, as combinações mudam de acordo com o sabor. Se é caldo verde, a melhor opção é o vinho tinto português. No caso do caldo de legumes, aposte no Sauvignon Blanc. E se você prefere um caldinho de feijão, a melhor escolha é um Syrah jovem.  Para quem deseja assistir um bom filme e saborear uma pipoca, a dica é o vinho rosé ou branco.  Se você não abre mão do brigadeiro de panela, a dica é apostar em vinhos doces, como o Porto e o vinho tinto Syrah.

O que faz um vinho ser caro ou barato?

A procedência e o modo de produção influenciam – e muito – no valor da garrafa de vinho. Por isso, os vinhos franceses, italianos e espanhóis costumam ser mais caros. Além disso, a região onde as uvas são cultivadas é um dos pontos que interferem diretamente no preço de um vinho. No Brasil, por exemplo, o vinho faz parte da categoria das bebidas alcoólicas e possui um valor mais elevado. Enquanto isso, na Europa, o vinho é considerado um alimento e, por isso, possui impostos menores. A garrafa também é um importante parâmetro para o preço final do produto. Para vinhos de guarda, que podem ficar anos estocados, quanto mais espesso o vidro, mais caro é o vinho. Já no caso de vinhos que podem ser consumidos ainda jovens, as garrafas geralmente são transparentes e baratas.

Viu só? Agora que você já conhece as principais curiosidades sobre o universo dos vinhos, faça uma visita ao Andreazza mais próximo, ou acesse nosso e-commerce ou ainda procure pelo App. Nossas lojas possuem diferentes marcas de vinho, basta escolher aquele que mais combina com o seu menu e degustar!