Super Andreazza participa do Dia do Vinho

DiaDoVinho
Dia Do Vinho

 

Entre 20 de maio e 5 de junho, as lojas do Super Andreazza vão participar do Dia do Vinho.  Realizado pelo Governo do estado, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, em parceria com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e o SEGH (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho), o evento integra vinícolas, produtores, varejos, restaurantes, hotéis e um número significativo de pessoas na região envolvidas direta ou indiretamente com a produção, distribuição e venda da bebida favorita de Dionísio.

Além de promoções e valores especiais neste período, promoveremos diversas ações nas lojas e divulgação temática em nosso site e Facebook oficiais. Vale a pena conferir (com moderação e se você tem 18 anos ou mais).

Mais informações: www.diadovinho.com.br

 

O VINHO

Há registros que remetem o vinho a 6000 a.C, e neste friozinho, nada melhor do que uma boa taça de vinho à beira do fogão a lenha ou lareira. Se tiver um queijinho, pinhão ou outros petiscos para acompanhar, excelente.

Produzir e apreciar um bom vinho é arte. E no preparo, cada detalhe conta, desde as sementes, passando pela qualidade das uvas, a colheita (manual ou automática), o transporte cuidadoso, chegando à seleção dos frutos. Por exemplo, durante o deslocamento das videiras à cantina, as uvas devem permanecer intactas. Caso contrário, o processo de fermentação pode ocorrer de maneira precoce. Depois da seleção, cada tipo/variedade de vinho exige etapas próprias. Diferente do vinho tinto, no vinho branco as cascas são descartadas. Durante todo o processo, as condições sanitárias são rigidamente monitoradas, assim como a temperatura dos produtos. Segundo a Embrapa, em média, para 1 litro de vinho é necessário 1,5 quilo de uva. Interessante também que durante a fermentação natural o açúcar vira álcool, etapa controlada para que o teor da bebida fique entre 7 e 14% do volume. Outra coisa bacana diz respeito à rolha. Confeccionada, normalmente, de carvalho e sob medida, seu comprimento é calculado de acordo com o tempo estimado de armazenamento e maturação da bebida, já que apresenta corrosão de aproximadamente 1 mm por ano.

Fontes: Infovini | Mundo Estranho | Dia do Vinho