Solidariedade pra todas as famílias

Após um ano atípico, com quarentena, distanciamento social e cuidados redobrados com a saúde, o mês de dezembro chega como um sopro de esperança pelo que ainda está por vir. Isso porque, tradicionalmente, as festas de final de ano marcam um tempo de renovação da fé e da expectativa em dias melhores. E agora, mais do que nunca, é hora de fazer votos de alegria e prosperidade para o novo ano que se aproxima.

O espírito natalino

Melhor do que desejar, só mesmo realizar, né? Por isso, a cada ano, cresce o número de iniciativas e campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos, entre outros donativos, em todo o País. O objetivo é tornar o Natal de crianças, idosos, famílias, pastorais sociais e lares de caridade mais feliz por meio da solidariedade.

Mas afinal, você sabe por que as ações voluntárias parecem se multiplicar nesta época do ano? Bom, nós não sabemos a resposta correta, mas suspeitamos que seja por causa do famigerado “espírito natalino”. Afinal, não custa nada dar uma ajudinha para o Papai Noel, né?

Ações voluntárias em Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, as campanhas já iniciaram e vão desde a arrecadação de alimentos e brinquedos até a doações de sangue. Confira abaixo algumas das principais iniciativas que estão sendo realizadas na cidade e saiba como ajudar:

Campanha “Natal sem Fome”

Essa é a 26ª edição da campanha, que é promovida pela organização não governamental Ação da Cidadania. Ao longo das edições, a campanha já doou mais de 32 milhões de quilos de alimentos, alcançando 20 milhões de pessoas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Caxias do Sul, neste ano, a iniciativa visa ajudar 3 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações podem ser realizadas até o dia 20 de dezembro em um dos pontos de coleta: Câmara de Vereadores, Farmácia do Ipam e estacionamento do Shopping Prataviera.

Campanha “Natal para Todos”

Promovida pelo Procon de Caxias do Sul, a 2ª edição da campanha visa beneficiar os moradores do Lar da Velhice São Francisco de Assis, para que não fiquem sem presentes de Natal. Os idosos podem ser “apadrinhados” através da página do Facebook do Procon, pelo telefone 151 com Pâmela, no e-mail proconcaxias@caxias.rs.gov.br ou presencialmente no Procon – Rua Visconde de Pelotas, nº 449.

Os pedidos atendidos devem ser entregues no Procon até o dia 16/12, e serão entregues no dia 19/12 pelos organizadores.

Campanha “Neste Natal encha nossa árvore de esperança: doe sangue”

De 09 a 29 de dezembro, o Banco de Sangue de Caxias do Sul convida a todos os moradores para doarem sangue, a fim de garantir os estoques para o final de ano. E não para por aí. A cada doação de sangue, o participante irá demostrar o seu ato solidário por meio de um enfeite que será colocado na árvore de Natal do Banco de Sangue. Cada peça decorativa simboliza 1 kg de alimento, que será revertido para a Campanha “Natal sem Fome”.

Para participar, basta comparecer ao Banco de Sangue – Rua Garibaldi, 476 – Edifício Centro Médico Pasteur. O atendimento é de segunda a sexta, com horário agendado no turno da manhã e das 13h30 às 18h30 na parte da tarde, e aos sábados das 07h30min às 12h.

Pedido para 2021: ser mais solidário

Seja com uma doação de sangue, alimentos, agasalhos, livros, ou ainda um presente para quem não tem como comprá-lo, agora que você conheceu algumas das principais ações que estão acontecendo em Caxias do Sul, fica mais fácil participar, né?

Contudo, apesar de as pessoas estarem mais predispostas nesta época do ano, cabe ressaltar a importância de realizar ações voluntárias o ano inteiro. A todo momento, há quem esteja passando fome, frio, precisando de sangue ou esperando por um pequeno gesto solidário para recomeçar. Por isso, neste Natal, inclua na sua lista de desejos: ser mais solidário. Muitas vezes, o que parece pouco para nós pode ser tudo que alguém precisa. Boas festas!