Saiba por que você deveria incluir carne de porco na dieta

Indispensável num cardápio bem montado, o porco tem entrado cada vez mais na rotina dos brasileiros. Um corte suíno bem escolhido e preparado pode ser uma ótima fonte de nutrientes, e até mesmo uma opção magra para as receitas, sendo uma alternativa ao frango e ao peixe.

Esse alimento versátil e fácil de fazer é ainda excelente para a saúde, diminuindo em cerca de 30% o nível de gordura, 15% das calorias e 10% do colesterol. A seguir, conheça os benefícios da carne de porco!

É rica em proteínas, vitaminas e minerais

Vitamina A e B, selênio, zinco, fósforo, ferro, magnésio, potássio e colágeno. A carne de porco é repleta de proteínas, vitaminas e minerais, o que a torna uma excelente opção para quem segue dietas saudáveis. Ela ainda contém todos os aminoácidos essenciais para o crescimento e a manutenção do corpo, por isso é um dos alimentos mais completos que existem.

Vitamina B

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) têm como objetivo manter o corpo funcionando. Elas trabalham convertendo carboidratos e gorduras em energia para o organismo e atuando em diversas áreas, desde cabelos e unhas até a manutenção das funções cerebrais.

Selênio

O selênio é um mineral que fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares, auxiliando no ganho de massa muscular e na perda de peso.

Ferro

Comparada a outras carnes, o porco tem menos ferro, mas sua absorção pelo sistema digestório é muito mais eficiente. Assim, ela é uma excelente fonte desse mineral.

Zinco

O zinco está presente em abundância nos cortes suínos. É um mineral importantíssimo para a saúde do cérebro e do sistema imunológico, além de participar no metabolismo energético.

Colágeno

Cortes de porco têm alto nível de colágeno. Essa proteína ajuda a fortalecer o cabelo, a pele e as articulações, dando resistência ao tecido conjuntivo e fornecendo estrutura para dentes, vasos sanguíneos e outras partes do corpo.

Melhora o desenvolvimento infantil

Se for de boa procedência e estiver cozida, frita ou assada da maneira correta, não há restrições para o consumo de carne de porco por crianças já a partir dos seis meses. Os cortes suínos são benéficos para o desenvolvimento infantil, pois apresentam grande quantidade de ferro com elevada biodisponibilidade. Assim, ele é mais é facilmente absorvido pelo organismo.

Como citado anteriormente, a carne ainda possui vitaminas dos complexos A e B, selênio e zinco. Essas substâncias são importantes para o crescimento saudável das crianças, influenciando nos aspectos cognitivo, psicomotor, estrutural e até mesmo no sistema imunológico.

Ajuda na prevenção de doenças

Você sabia que a carne suína ajuda a prevenir a hipertensão arterial? Isso mesmo! O porco, quando comparado a outros cortes – como os bovinos -, tem um teor de sódio muito menor e maior quantidade de potássio, o que ajuda a equilibrar os fluídos sanguíneos, contribuindo para a prevenção da pressão alta.

Além disso, apenas 100 g de carne de porco garantem de 10% a 22,5% da quantidade de ferro necessária para o consumo diário de um adulto, prevenindo também a anemia. Sua inclusão no cardápio da semana também mostra benefícios a longo prazo, contribuindo para uma terceira idade mais ativa. O selênio, presente nesse alimento, protege o organismo do envelhecimento precoce.

Mantém a massa muscular

A carne de porco é rica em proteínas de alta qualidade e contém uma variedade de nutrientes que são benéficos para os músculos. Logo, seu consumo melhora a função muscular e o desempenho físico.

Ela é excelente para a manutenção e construção de massa magra, por ser rica em proteínas de alto valor biológico. Ou seja, ao ser metabolizada pelo corpo, é quebrada em nove aminoácidos essenciais, que o organismo não fabrica por conta própria.

Tem muitos cortes magros

Por fim, a carne de porco, além de muito saborosa, apresenta grande variedade de cortes magros. Na maioria dos suínos, a gordura pode ser facilmente separada, o que é um bônus para quem não é fã dessa característica.

Se você segue um cardápio fitness, ou aposta nas dietas para melhorar a performance durante a realização de exercícios físicos, os cortes mais indicados são o lombo, o pernil e, quem diria, a bisteca. E o melhor: você encontra todos eles no Andreazza!

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