Saiba como montar uma mesa posta de Natal e surpreender na ceia

A mesa é um ponto de encontro, lugar de compartilhar refeições e sentimentos, em que o amor se manifesta de forma genuína. As receitas de família, preparadas a muitas mãos, as comidas saborosas e as bebidas que aguçam o paladar, despertam os sentidos e criam o cenário perfeito para o convívio com que se ama, especialmente em uma época como o Natal!

Para marcar o momento da ceia natalina na memória, nada como uma bela decoração; é aí que surge a mesa posta de Natal, a cereja do bolo na noite de reunião familiar. E para te dar uma mãozinha nessa missão, separamos algumas dicas para organização da mesa, que com certeza vão surpreender seus convidados. Confira!

1. Cores

Os tons de vermelho já estão tradicionalmente estabelecidos como um clássico do Natal, e junto com eles, quem continua firme e forte é o verde, que desempenha um papel muito importante nas decorações natalina. E você sabia que o vermelho é utilizado por representar o amor, enquanto os tons esverdeados significam esperança? Ambos os sentimentos têm uma relação muito forte com a data!

Justamente por isso, vermelho e verde costumam sempre ser as cores mais escolhidas para a mesa posta. Para completar, apostas seguras são o branco, o dourado e o prata, ligados à generosidade e à prosperidade. Afinal, quem não quer boa sorte, esperança e paz?

Por fim, se ainda tiver dúvidas, invista em peças lisas, fáceis de combinar e que vão bem com todos os estilos.

2. Centro de mesa

Para os arranjos de centro de mesa você pode utilizar velas, flores e enfeites que compõem com a mesa posta. Uma boa alternativa é combinar e reaproveitar os enfeites utilizados no pinheiro de Natal.

Outro ponto é que, apesar do nome ser “centro de mesa”, essa decoração pode ser espalhada por toda extensão da mesa, de forma harmoniosa. Uma boa opção são as bandejas, que podem ser decoradas com as folhagens natalinas, assim como as famosas bolinhas.  

Além disso, uma saída simples e elegante são os recipientes de vidro ou cristal, que podem cumprir a função de centro da mesa posta. Aqui, basta enchê-lo com bolas natalinas de uma única cor, em diferentes tons, e pronto!  

3. Louças e talheres

A ceia de Natal costuma reunir muita gente e ser bem farta, com grande variedade de pratos. Assim, para uma mesa posta eficiente, é importante pensar no espaço disponível na hora da escolha e organização das louças e talheres.

Sempre leve em consideração o  número de pessoas que vão se sentar à mesa, pois os utensílios não devem limitar o espaço. A distância mínima recomendada entre os pratos é de 60 cm, garantindo o conforto de todos durante a refeição.

Quando o assunto é etiqueta, louças e talheres devem ser organizados da seguinte maneira: facas (com as lâminas para dentro) e colheres de sopa à direita, garfos à esquerda e talheres de sobremesa acima do prato. Copos e taças também ficam em cima, mas mais para a direita.

4. Toalha, jogo americano e guardanapo

A toalha é um item opcional na mesa posta, mas é uma boa saída para quem vai receber muitas crianças, pois ajuda a proteger a mesa da sujeira. Podem ser brancas para contrastar com as cores da decoração e da louça, ou bem coloridas quando o resto for mais minimalista.

Outra alternativa é o jogo americano, que além de proteger a mesa do calor dos pratos, realça a louça e ainda ajuda a demarcar o lugar de cada convidado. Já os guardanapos, feitos em tecidos como linho e algodão, são posicionados no centro do prato ou à esquerda, para completar a composição.

Para finalizar com um toque pessoal, deixe mimos para seus amigos e familiares. Que tal surpreendê-los com bilhetinhos ou lembranças colocadas estrategicamente na mesa posta de Natal?

5. Receitas saborosas

Para um jantar natalino inesquecível, além da mesa posta, é importante não descuidar das estrelas da celebração: os saborosos pratos típicos da ceia. Mas isso você pode deixar com a gente, porque o Super Andreazza está presente no Natal de todas as famílias!

Os ingredientes necessários para fazer aquelas receitas famosas, que passam de geração para geração, estão nas nossas lojas; desde os temperos até as carnes e as bebidas. Passe no seu Andreazza favorito, ou compre pelo site, e garanta os produtos de qualidade que só a gente tem.