Receitas Andreazza: Peru recheado fácil de fazer

Menos de dez dias nos separam do Natal. E a gente sabe que, nessa correria toda, falta tempo pra comprar presentes e ajeitar os últimos detalhes da Ceia: árvore, amigo-secreto, convidados e o menu da véspera e do dia de Natal. Então, pra facilitar sua vida, encontramos uma receita que, apesar de extensa, é muito saborosa e prática. Anota aí:


INGREDIENTES

Para o peru:
– 1 peru limpo
– 3 xícaras (chá) de vinho branco
– 1/2 xícara (chá) de vinagre
– 5 dentes de alho
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 cebolas grandes picadas
– 1 cenoura picada
– 4 folhas de louro
– 10 talos de salsa lisa
– 6 cebolinhas-verdes
– 1 ramo de manjerona
– 1 ramo de manjericão

Para o recheio:
– Moela, fígado e coração do peru
– 4 colheres (sopa) de manteiga/margarina
– 1 cebola grande picada
– 4 tomates sem pele picados
– 200 g de presunto picado
– 24 azeitonas grandes sem caroço e em rodelas
– 1 kg de farinha de mandioca
– 4 colheres (sopa) de salsa lisa picada
– 2 ovos cozidos e picados

 

PREPARO

Para o peru:
Remova o saquinho com os miúdos do peru. Lave a ave em água corrente. Depois, faça um corte junto da mitra, enfie aí as pernas do peru, dobre suas asas para trás e coloque-o numa vasilha grande. Em outro recipiente, misture: vinho branco, vinagre, sal socado com os dentes de alho, cebola e cenoura picadas, folhas de louro, talos de salsa, cebolinha-verde, manjerona, manjericão e pimenta-do-reino. Na sequência, com o auxílio de um garfo, fure o peru por dentro e por fora. Despeje a marinada sobre ele. Deixe marinando por pelo menos 12 horas, virando o peru de tempo em tempo. Enquanto isso, cozinhe a moela, o fígado e o coração até ficarem bem macios. Pique tudo muito bem e refogue com manteiga, cebola miúda e os tomates. Após esses passos, acrescente o presunto, as azeitonas e a farinha de mandioca. O resultado será uma farofa bem úmida. Antes de finalizar essa etapa, prove o sal e acrescente os ovos em pedaços e a salsa picadinha. Reserve para rechear o peru.

Para o recheio:
Passadas as 12 horas, retire o peru da marinada e leve-o a uma superfície ampla e higienizada. Enxugue a carne com a ajuda de uma guardanapo, tanto por dentro quanto por fora. Recheie o peru e costure forte a pele com linha grossa. Novamente, utilize um guardanapo limpo pra enxugar a ave, besunte-a de manteiga/margarina e deposite a peça numa assadeira grande, funda e com um pouco de óleo. Antes de ir ao formo preaquecido (200º), use papel-alumínio e cubra todo o peru. Despeje óleo sobre o papel, e o resto da marinada na assadeira. De vez em quando, abra a forno, tire de lado o papel-alumínio e, com ajuda de uma colher, regue a ave com a marinada que ferve na assadeira. Importante: antes de regar, fure novamente a carne com garfo. Quando estiver macio (mais ou menos após 1h30min), retire o papel e deixe assar por mais algum tempo, até que o peru doure bem.

Você também pode substituir ingredientes, acrescentar outros. Por exemplo, no lugar do peru, chester ou um frango grande. Também é hora de se divertir, sem perder muito tempo na cozinha. Depois, compartilhe o resultado dessa aventura culinária com a gente lá no Facebook.

Fonte: Receitas GNT