Receitas Andreazza: Pão de cebola

Ele faz parte do nosso dia a dia. Nos acompanha desde cedo, logo que acordamos. Inclusive, é uma ajuda e tanto para encarar as atividades que temos pela frente. Alguns preferem integral; outros, na versão convencional mesmo. Há ainda os que gostam dele com grãos, caseiro ou direto da padaria. É o nosso fiel e amado pão.

Após milhares de anos, o pão serve as mesas das mais variadas culturas ao redor do mundo, alimentando desde crianças até idosos. E que tal uma receita simples e diferente (com cebola) para testar no finde? Sim, e fica uma delícia. Anote aí:

INGREDIENTES
– 5 xícaras de farinha de trigo
– 2 ovos
– ½ xícara de óleo
– 1 envelope de fermento biológico
– 1 xícara de água morna
– 1 colher (chá) de sal
– 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
– 1 cebola média picada
– 1 gema para pincelar

PREPARO
Num recipiente, misture 2 xícaras de farinha de trigo, fermento, sal e açúcar. Reserve. No liquidificador, bata a água, os ovos, o óleo e a cebola. Junte os ingredientes secos já citados acima com a mistura do liquidificador. Acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo (3 xícaras). Sove bem e deixe a massa descansar por mais ou menos 30 minutos. Agora, modele os pãezinhos conforme sua preferência. Uma dica bacana é fazê-los em formato de bolinhas para consumo individual. Coloque-os em forma untada até que dobrem de tamanho. Depois, pincele com gema e algumas gotinhas de azeite. Leve ao forno preaquecido (180º) por cerca de 50 minutos.

Imagine só esses pãezinhos de cebola bem quentinhos, acompanhados de margarina ou manteiga… Basta preparar aquele café no capricho e aproveitar com toda a família. Sucesso garantido.

Se gostou da receita, não esqueça de compartilhar com seus amigos e dividir com a gente o resultado lá no Facebook.

Fontes:
Ana Maria Brogui