Receita de hambúrguer caseiro

Poucos pratos são tão amados. Além de saboroso, o hambúrguer chama atenção também pela praticidade. Bastam poucos ingredientes e alguns minutos para a mágica acontecer. Dá para comer no meio do pão ou até acompanhar outros pratos, como arroz e saladas. Hoje, vamos te ensinar uma receita perfeita para todo dia. Confira!

Ingredientes

  • 720 g de patinho moído
  • 2 colheres (sopa) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Numa vasilha, misture bem a carne, a água e o azeite. Divida em quatro porções (180 g cada) e modele os hambúrgueres. Quando a frigideira com óleo estiver bem quente, coloque os hambúrgueres. Tempere os dois lados com sal e pimenta. Se você gosta de hambúrguer mal passado, deixe por 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para hambúrguer ao ponto, bastam 6 minutos.

Como garantir um hambúrguer macio e suculento

Há diversas dicas e macetes que fazem toda a diferença. Anote aí: não aperte demais a carne moída. Outra dica bacana é misturar o corte magro (patinho, por exemplo) a 30% de gordura, que pode ser bacon. Temperar com sal e pimenta somente pouco antes de levar o hambúrguer à frigideira, ao disco ou à grelha bem quente permite que a carne não libere tanta água e resseque demais.

Como harmonizar com cerveja

Nada como um belo hambúrguer com cerveja, não é mesmo? Quando harmonizados, eles potencializam as sensações e levam a experiência gastronômica para outro nível, seja por semelhança, contraste ou adição. Por exemplo, o pouco amargor e a alta refrescância da Lager combinam bem com aquele lanche mais clássico, que aposta na simplicidade. A Lager limpa o paladar e acentua os sabores do sanduíche: o tal  match perfeito.

Receita Bônus – Hambúrguer Vegetariano

As combinações entre carnes e temperos é infinita, mas as opções vegetarianas ou veganas também não ficam atrás. A base pode ser de grão-de-bico, couve-flor, lentilha, feijão e até jaca. Vamos então a uma receita deliciosa:

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cenoura crua ralada
  • 1/3 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de farinha de rosca
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Numa panela, refogue a cenoura, a cebola, a salsinha e a aveia. Tempere com sal e pimenta, e reserve. Use o processador ou amasse o grão-de-bico com um garfo até formar uma pasta grossa. Junte todos os ingredientes manualmente e adicione a farinha de rosca até dar liga. Divida a mistura e modele os hambúrgueres. Antes de prepará-los, leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.

A origem do hambúrguer

Como toda boa história, é difícil determinar o momento exato da criação do hambúrguer. Por exemplo, triturar a carne remonta a um hábito humano milenar (estratégia simples para garantir maciez a peças mais duras). Agora, o hambúrguer como conhecemos hoje (carne moída entre dois pães), surgiu provavelmente no Império Mongol, por volta do século 12. Já o nome vem dos imigrantes alemães que partiram do porto de Hamburgo e trouxeram a novidade aos EUA no século 19.