O que é Outubro Rosa?

Todos os anos, no mês de outubro, é comum vermos diversas marcas, empresas, instituições e pessoas falando sobre o Outubro Rosa. Mas você sabe realmente sobre o que se trata essa campanha? É o que vamos ver neste artigo.

Origem do Outubro Rosa

O movimento teve origem nos Estados Unidos, em 1990, durante um evento chamado “Corrida pela Cura”, em Nova Iorque, que foi realizado para arrecadar fundos para a Susan G. Komen Breast Cancer Foundation, uma instituição que realiza importantes pesquisas sobre o câncer de mama.

Com o sucesso do evento, a Corrida pela Cura foi sendo novamente realizada nos anos seguintes, o que contribuiu para o seu crescimento de forma gradativa. Assim, o governo americano instituiu outubro como o mês oficial de conscientização nacional sobre o câncer de mama, e a campanha rapidamente alcançou todo o território nacional. Graças à importância da campanha, logo outros países engajaram-se na proposta, promovendo diversos tipos de ações, sempre no mês de outubro.

No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo, com a iluminação cor de rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, localizado no Parque do Ibirapuera. Já no ano seguinte, a campanha alcançou todos os estados brasileiros, sendo hoje reconhecida como uma campanha nacional e presente no calendário oficial brasileiro.

A campanha

O objetivo da campanha Outubro Rosa em todo o mundo é o mesmo: informar e alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, a campanha traz informações sobre a doença, orienta as mulheres para a realização do autoexame e luta pelo direito universal à saúde, para que todas as mulheres tenham acesso a médicos, exames e suporte psicológico de qualidade. Afinal, quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, e se desenvolve quando há alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais, gerando o cisto. Hoje, o câncer de mama é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

Por esse motivo que diagnosticar o câncer cedo aumenta significativamente as chances de cura do paciente (95% dos casos identificados em estágio inicial podem ser curados totalmente). Mas para que isso aconteça, somente o exame de toque (autoexame) não é suficiente, porque nem sempre a mulher consegue identificar caroços ou alterações nos seios. Por isso, o exame de mamografia é fundamental!

Mas infelizmente, nem todas as mulheres realizam esse exame anualmente, seja por esquecimento, por achar que não precisam, ou, principalmente, por não terem acesso a um atendimento médico de qualidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas em 2018, somente 2,7 milhões foram feitas.

Dicas para prevenir o câncer de mama

A melhor forma de prevenir a doença é fazendo o autoexame em casa, e realizando a mamografia anualmente (ou conforme orientação do seu médico). As visitas anuais ao médico podem prevenir não apenas o câncer de mama, mas uma série de outras doenças que, se diagnosticadas cedo, apresentam altíssimas chances de cura.

Além disso, dicas como praticar exercícios físicos, levar uma vida mais tranquila e consumir alimentos saudáveis são essenciais para prevenir o câncer de mama e outras enfermidades.

E até nisso o Andreazza está junto com você. Além de fazermos parte do Outubro Rosa, incentivando o cuidado à saúde e lutando para que cada vez mais mulheres tenham acesso ao atendimento médico de qualidade, nas nossas lojas você sempre encontra alimentos saudáveis e fresquinhos, que irão ajudar muito a sua saúde. E claro, sempre com muita economia!