Novembro azul

Novembro é o mês dedicado ao combate do câncer de próstata, o tipo de câncer que mais afeta os homens no Brasil. Neste artigo, vamos saber mais sobre a campanha, a doença e as formas de prevenção.

O que é Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização, voltada principalmente para os homens, com ênfase na prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. O movimento surgiu em 2003, na Austrália, com o nome “Movember”, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro. Não demorou para que a campanha atingisse outros países, e hoje o Novembro Azul é realizado em inúmeros países ao redor do mundo. No Brasil, o movimento começou em 2008 com o Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e fazer o exame de toque.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina que se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto. A função principal da próstata é armazenar e secretar um fluido que constitui até 30% do fluido seminal, que junto com os espermatozoides, constitui o sêmen. O câncer acontece quando as células se desenvolvem e se multiplicam de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo dados no Instituto Nacional do Câncer – INCA, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. E esse índice alarmante não é causado pela gravidade da doença, mas sim pela falta de cuidados médicos. O preconceito dos homens em fazer o exame de toque é o principal agravante da doença que, se diagnosticada precocemente, apresenta altas chances de cura.

O que causa do câncer de próstata?

Não existe uma causa específica da doença, mas alguns fatores podem influenciar no surgimento do tumor, como obesidade, histórico de câncer na família, idade (mais de 60% dos casos acontecem com homens com mais de 65 anos), sedentarismo e alimentação inadequada, principalmente rica em gordura.

Sintomas da doença

O câncer de próstata, na sua fase inicial, geralmente não apresenta nenhum sintoma. Quando o homem sente alguma alteração, na maioria das vezes é porque o tumor já está em grau avançado. Entre os sintomas estão dificuldade e vontade frequente de urinar, sensação de bexiga cheia, presença de sangue na urina ou no sêmen e dor nos ossos.

Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de garantir a cura da doença. Sendo assim, na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista para realizar os exames necessários. Mas homens de qualquer idade devem procurar imediatamente o médico se sentirem qualquer alteração ou desconforto. O exame de toque não tem absolutamente nada a ver com masculinidade, sexualidade ou qualquer outro preconceito. Ele é a forma mais eficaz de garantir um diagnóstico precoce da doença, já que 20% dos pacientes são identificados somente pela alteração do toque retal. Portanto, deixe o preconceito de lado, esteja seguro de quem você é e previna-se! Afinal, não é um exame que vai determinar quem você é ou do que você gosta, ok?

Como prevenir o câncer de próstata?

Além de consultas periódicas com o médico, alguns hábitos saudáveis devem ser adotados para diminuir a chance de incidência do câncer. Não fumar, praticar atividades físicas e manter um peso adequado são algumas boas práticas que podem evitar não só o câncer de próstata, como várias outras doenças. E claro, manter uma alimentação saudável e equilibrada sempre. E pra isso, o Andreazza está sempre ao seu lado com várias lojas espalhadas em diversas cidades, para oferecer alimentos fresquinhos, com procedência garantida e claro, muita economia. Conte sempre com o Super amigo da família!