Frutas da estação: cítricas em alta!

Que as frutas desempenham um papel fundamental em nosso organismo durante todo o ano, não é nenhuma novidade. Mas nessa época de inverno, algumas delas se sobressaem às outras e passam a compor diversas refeições diárias. Para quem entende do assunto, ficou fácil, né? Estamos falando das inconfundíveis e deliciosas frutas cítricas. Vamos saber mais?

Frutas cítricas

Como o próprio nome já diz, essas frutas possuem uma alta concentração de ácido cítrico, e são originárias das regiões tropicais e subtropicais da Ásia. As frutas cítricas têm como principal característica um azedume no sabor, que pode variar dependendo da quantidade ácida presente em sua composição, e desempenham inúmeros papéis em nosso organismo, podendo ser fortes aliadas da sua saúde.

Vitamina C

E por falar em saúde, as frutas cítricas também são fontes importantíssimas de vitamina C, que auxilia na melhora da pele e do humor, e na prevenção de problemas oftalmológicos. Mas o principal benefício desse nutriente é a melhora do sistema imunológico que, neste ano, deve ganhar uma atenção ainda mais especial, devido à atual pandemia e às chances de contaminação pela Covid-19.

Quanto mais alta for a sua imunidade, mais protegido o seu corpo vai estar contra gripes, resfriados e do próprio coronavírus. Pensando nisso, separamos abaixo uma lista com alguns exemplos de frutas cítricas que podem agregar na sua dieta. Confira!

Carambola

Rica em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro, e apreciada por conter baixas calorias (aproximadamente 35 calorias em 100g), a fruta também auxilia no combate à febre e pode ser utilizada como estimulador de apetite. Quando madura, costuma se utilizar a carambola em sucos, saladas, geleias, gelatinas, caldas, entre outros.

Kiwi

Famoso pelo seu gosto cítrico, o kiwi tem como principais benefícios a alta carga de antioxidantes, que atuam no combate ao envelhecimento precoce das células e na prevenção de diversas doenças. Entre os principais usos da fruta estão sucos, geleias e tortas. Ah, e aqui vai uma dica: para saber se o kiwi está maduro, aperte-o levemente. Se estiver duro, ainda está verde. Quando maduro, o kiwi costuma ser mais macio.

Laranja

Uma das frutas mais populares do mundo, e uma das mais conhecidas quando o assunto é Vitamina C, a laranja está presente na alimentação de grande parte dos brasileiros. Entre seus benefícios para a saúde podemos citar a prevenção de gripes e resfriados, enxaquecas, insônia, entre outras enfermidades. A laranja costuma ser utilizada em sucos, mousses e até mesmo como acompanhamento de pratos salgados, como a famosa feijoada.

Bergamota

Considerada por muitos a fruta que melhor caracteriza o Rio Grande do Sul, a bergamota possui importantes propriedades para o funcionamento do corpo, como ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. Em geral, a fruta pode ser utilizada em sucos e geleias, e suas folhas também podem render um delicioso chá com efeito calmante, utilizado em alguns casos nos tratamentos de combate à depressão e à ansiedade.

Viu só? Agora que você já conhece algumas das principais frutas da estação, não tem desculpa para deixar de dar aquele up na sua alimentação, não é mesmo? E o melhor: fortalecer o seu sistema imunológico durante a pandemia com um sabor delicioso, que só as frutas cítricas têm.

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