Festas Juninas, origens e curiosidades

Festa Junina
Festa Junina

Uma das épocas mais divertidas do ano acontece durante o mês de junho. As Festas Juninas ajudam a aquecer os ânimos nesses dias frios e movimentar a economia turística de locais como o Nordeste brasileiro. Mas, afinal, de onde vem essa tradição?

Historiadores apontam as origens das Festas Juninas lá no Hemisfério Norte, entre os povos germânicos e romanos. Esses e outros povos da antiguidade, reunidos em comunidades campestres, promoviam rituais na passagem do inverno para o verão, com o objetivo de pedir aos seus deuses fartura nas colheitas. Aos poucos, a Igreja Católica tomou conta da Europa e cristianizou as festividades pagãs, aglutinando essas cerimônias à doutrina cristã. Com isso, a Igreja relacionou o mês de junho a três santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João Batista (24/06) e São Pedro (29/06).

No Brasil, curiosamente, os índios também apresentavam celebrações ligadas à agricultura nesse período do ano. A colonização portuguesa, com a ajuda dos jesuítas, rapidamente diluiu a cultura indígena à cristã. Essa mistura multicultural trouxe às Festas Juninas uma riqueza incrível de manifestações populares. Vejamos algumas:

Relação com o caipira
No Brasil, isso se explica porque até meados do século 20 aproximadamente 70% da população brasileira vivia no campo.

Comidas típicas
Herança indígena. A produção agrícola no Brasil Pré-Colonial baseava-se em grãos e raízes, como milho, amendoim, batata-doce e aipim.

Balões
Acredita-se que os balões subam aos céus para levar até São João Batista nossos pedidos terrenos.

Fogueira
Segundo a crença cristã, Santa Isabel (mãe de São João Batista) combinou com a Virgem Maria que, assim que o filho nascesse, acenderia uma fogueira como aviso. Assim que a Virgem avistou a fumaça, foi até a casa de Santa Isabel para visitar o futuro santo católico recém-nascido.

E aí, como você comemora as Festas Juninas? Compartilhe com a gente lá no Face do Andreazza.

Fontes: Mundo Estranho | Brasil Escola

Comentários fechados.