Entenda os cuidados com os pets na pandemia

Um dos maiores reflexos do distanciamento social, consequência do coronavírus, é que nos últimos meses ficamos muito mais tempo em casa. Com essa diminuição do contato entre as pessoas, os pets se tornaram uma das principais fontes de conforto e carinho, sendo até mesmo registrado um crescimento na adoção de animais em todo país. Mas você sabia que eles também precisam de alguns cuidados especiais?

Apesar de não ter sido registrada a transmissão da Covid-19 entre os bichos de estimação e seus tutores, os pets requerem atenção na pandemia. São algumas atitudes simples, mas que podem evitar a disseminação do vírus e proteger humanos e animais. Confira!

Higiene dos animais de estimação

O principal cuidado com os pets na pandemia é a higienização. Seja após uma caminhada na rua, ou dentro de casa se houver alguma pessoa infectada, os pelos e as patas dos animais precisam ser limpos, caso contrário eles podem levar o coronavírus de um lugar para o outro.

Limpeza das patas

A higiene das patas depois de passeios evita que eles carreguem o vírus da rua para o ambiente doméstico. No entanto, é importante que isso seja feito com produtos específicos para os animais, que não causem prejuízos à saúde deles. Existem alguns lenços umedecidos que podem auxiliar na tarefa, mas o ideal é buscar a orientação do veterinário.

Banho para eliminar o vírus

Além das patas, o coronavírus também pode ficar nos pelos do pet depois do carinho de alguém com diagnóstico positivo, por exemplo, e ocasionar a transmissão para outra pessoa que o toque. Uma recomendação do Conselho Federal de Medicina Veterinária é que tutores infectados façam uma quarentena de convivência com seus pets, para evitar situações como essa. Porém, como isso nem sempre é possível, uma solução é o bom e velho banho!

O coronavírus é sensível a produtos de limpeza e higiene, por isso o banho elimina os riscos. No caso de cachorros que ficam dentro de casa – quando registrada a infecção dos humanos – o banho semanal com o xampu próprio é o suficiente. Já para os gatos que são autolimpantes e não gostam de água, existe o banho a seco, um spray veterinário que pode ser usado até duas vezes por semana.

Atenção à saúde dos pets

Apesar de muito raros, já foram registrados alguns poucos casos de animais com Covid-19, então é essencial garantir o bom funcionamento do sistema imunológico dos pets. Uma forma de fazer isso é através da proteção contra os ectoparasitas, por meio da vermifugação e da atualização da caderneta de vacina.

Outro ponto são os quilinhos a mais. Por causa da maior convivência com os tutores, os bichos de estimação vêm recebendo mais petiscos ao longo do dia, o que reflete num aumento de peso que pode ser prejudicial à saúde deles. Mas a solução é simples: uma combinação de alimentação controlada, de preferência ração, e atividades que gastem a energia dos pets, mesmo que dentro de casa.

Alergia aos produtos de limpeza

Neste último ano, os veterinários notaram um aumento das queixas de alergias entre os pets. Isso acontece por causa da limpeza frequente dos ambientes, que expõem os animais a produtos como o álcool, desinfetantes e hipoclorito de sódio. Uma dica para prevenir esse problema é retirar o pet do local que vai ser higienizado e só deixá-lo retornar depois que o processo tiver terminado e os produtos secado ou evaporado por completo. 

Carinho está liberado, mas com moderação

Estudos comprovam que, ao longo da pandemia da Covid-19, as brincadeiras e o carinho entre humanos e animais têm ajudado a diminuir o estresse, a ansiedade e até a depressão. Todavia, nem tudo está permitido e alguns hábitos precisam fazer parte dessa rotina de companheirismo.

Lavar bem as mãos é fundamental, antes e depois de tocar nos bichos. A higiene das mãos também é recomendada na hora de colocar água e comida para o pet, a fim de não contaminar as tigelas. E não custa lembrar: o mesmo vale quando você for limpar a urina e as fezes dos animais.

Evite beijar os bichos, assim como receber deles as lambidas no rosto. E, por fim, não compartilhe sua comida com os animais, por mais tentador que isso possa parecer. Só assim, seguindo todos os cuidados com os pets na pandemia, podemos garantir a nossa segurança e a dos nossos melhores amigos!

E, para te ajudar a manter o distanciamento e ficar protegido neste momento, você pode contar com nosso serviço de compras através do site. Com ele, você escolhe os produtos que quer – como os da linha pet e de limpeza – e solicita o envio direto para sua casa!