Dicas simples pra manter a casa arrumada (e sem perder muito tempo)

Limpeza da Casa
Limpeza da Casa

Estima-se que no Brasil atualmente cerca de 1,8 milhão de pessoas sejam empregados domésticos com registro na Carteira de Trabalho. Integram essa categoria diversos tipos de trabalhadores, como cozinheiros, governantas, babás, faxineiros, jardineiros e até motoristas particulares. Além das atividades remuneradas, todos nós somos um pouco do lar, e a gente sabe quanto tempo é necessário pra deixar a casa zerada. Pensando nisso, trazemos hoje aqui no blog algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença pra quem não tem tempo a perder. Confere só:

 

1. Cada coisa no seu lugar: organização é a palavra de ordem. Invista nessa regra.

2. Listas são legais: não fique paranóico, hein? As listas ajudam a organizar cronogramas, estipular dias, horários e a distribuir as tarefas entre todos da casa. Uma coisa bacana de se fazer, e até divertida, é promover sorteios semanais pra definir as atribuições dos familiares.

3. Diga não ao acúmulo: sim, é difícil sair do sofá depois de um dia desgastante no trabalho. Mas você quer mesmo usufruir o finde inteirinho dentro de casa, na companhia de roupas sujas, baldes e vassouras? Trace prioridades.

4. Caixas organizadoras: preste atenção, não é pra tacar tudo lá dentro e seja o que Deus quiser. Não! As caixas organizadoras são úteis no quarto, cozinha, despensa, banheiro ou mesmo no quartinho da bagunça. Se for necessário, identifique-as, sem termos evasivos no estilo “diversos” (?).

5. Ajudantes comprometidos: adquira produtos de limpeza potentes. Hoje, os mercados estão lotados de soluções pra tirar manchas de roupa, limo e higienizar o banheiro. E sem muito esforço.

6. Liberte-se: doe ou jogue fora os itens em desuso. Importante lembrar que as pequenas inutilidades e quinquilharias do dia dia apenas juntam pó e atrapalham na hora de organizar/limpar a casa.

7. Caça-Fantasmas: vasculhe armários, geladeira, freezer, congelador e farmacinhas em busca de produtos vencidos ou fora das condições ideais de consumo. Seja implacável, não tenha piedade.

8. Diversão: não transforme as coisas num bicho de sete cabeças. A música ajuda a tornar as atividades mais prazerosas. Fica a dica \o/

A cooperação e ajuda de toda a família é fundamental ao andamento dos afazeres domésticos. Inclusive crianças podem ajudar a manter a casa ajeitadinha, guardando brinquedos e arrumando os quartos, por exemplo. Se todo mundo pegar junto, sem fazer aquele clássico corpo mole, a gente acaba mais rápido, deixando a família livre pra curtir o tempo libre num ambiente muito mais agradável. Se você tem outras dicas e sugestões, compartilhe com a gente lá no Facebook 🙂

 

Fontes: Bolsa de Mulher | E-konomista

Comentários fechados.