Dicas para um sofá limpo - Super Andreazza

Dicas para um sofá limpo!

Um bom sofá é sinônimo de descanso e diversão, certo? Seja para assistir um filme em família, sua novela favorita ou o futebol de domingo, ele é responsável por dar todo o conforto que a gente precisa. Mas, ele também requer atenção e cuidado, ainda mais quando deixamos cair aquela pipoca, um doce açucarado ou até uma bebida.

Para manter seu sofá higienizado, e com aspecto de quando era novo, é muito importante fazer a limpeza periódica, respeitando sempre as indicações do fabricante e o tipo de tecido. Ficou curioso ou precisa de ajuda? Então calma, porque vamos te dar algumas dicas valiosas para facilitar esse processo!

Descubra o seu tipo de sofá

De tecido, linho e veludo; couro ou courino; camurça; suede, chenile ou jacquard. Você já reparou de que é feito o seu sofá? Ou quais as instruções de limpeza da etiqueta? Se não, esse é o primeiro passo, pois cada um deles requer um tipo diferente de limpeza e produtos específicos para garantir a durabilidade desse móvel que sempre nos acompanha por muitos anos!

Já na etiqueta, é essencial estar atento a alguns símbolos de instrução de limpeza. São quatro letras padrão, com significados específicos:

  • P = processo normal de lavagem a seco – Pode ser feita com panos de limpeza indicados para isso, depois que o sofá já tiver sido aspirado;
  • W = processo normal de limpeza a úmido – Forma mais comum de limpeza, utilizando água e produtos como detergente neutro;
  • F = limpeza a seco profissional – É recomendado procurar uma empresa especializada em limpeza de estofados;
  • O = lavar em água fria;

Receitas caseiras podem ajudar

Quem nunca ouviu da avó ou da tia aquela receita caseira para tirar as manchas e deixar tudo perfeito? Pois algumas delas realmente funcionam e ajudam muito a conservar o seu estofado. A seguir, nós reunimos as principais, testadas pela “nona” e aprovadas por profissionais!

Algodão e linho:

É possível comprar produtos específicos para essa limpeza ou misturar 1 litro de água morna e 250 ml de vinagre branco. Com a parte macia da esponja, aplique a solução no sofá e depois passe um pano seco.

Microfibra e poliéster:

Use álcool e uma escova de cerdas macias para esfregar o sofá.

Veludo:

O ideal é que seja impermeabilizado por profissionais logo depois da compra, pois sofre muito com o acúmulo de poeira. Depois, deve ser aspirado semanalmente.

Couro ou courino:

Com um pano, aplique a solução de água e detergente neutro. A cada trimestre, você também pode aplicar silicone para hidratar a peça.

Outros tecidos:

Polvilhe bicarbonato de sódio e deixe agir por 15 minutos. Depois, retire a sujeira e o excesso com um aspirador de pó.

Cheiro ruim tem solução!

Deitou no sofá e sentiu um odor desagradável? Isso também tem solução, com uma receita simples e ingredientes do cotidiano! Os protagonistas são: 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 de amaciante, ½ copo de vinagre branco, ¼ de copo de álcool e 1 litro e água.

Coloque essa misturinha em um borrifador e espirre sobre o sofá a uma distância de mais ou menos 40 centímetros, depois, esfregue de leve com um pano e pronto: adeus cheiro ruim! A única ressalva é que isso só funciona para móveis em tecidos.

Seu pet solta pelos? Isso não é problema

Além dos humanos, os bichinhos de estimação também contribuem para o acúmulo de sujeira nos estofados, pois são parte da família e adoram um cochilo no sofá! Mas, com isso, soltam pelos e trazem sujeira do chão.

Nesse caso, o aspirador de pó é um aliado, e outra grande dica é ainda mais simples: a utilização de uma fita adesiva. É só envolver um pedaço da fita na mão, com o lado da cola para fora, e esfregar a fita por todo o local, eliminando os pelos.

Manchas nunca mais!

Se você derrubar café, vinho ou outra bebida que gere manchas, não precisa entrar em pânico, pois com ações rápidas é possível consertar esse problema. O primeiro passo é cobrir o local com papel-toalha, que vai absorver o excesso do líquido.

Depois de remover os excessos, retire o papel e aplique água tônica ou com gás no local da mancha, pois as bolhas vão agir sobre a sujeira incrustada. Repita o processo até que a mancha seja totalmente removida.

No caso de manchas de caneta, umedeça uma esponja em vinagre branco e aplique sobre o risco, esfregando com a parte macia até que saia. Outra dica é passar um pano molhado com removedor de maquiagem.

DICA BÔNUS: vigilância constante

O recomendado é que a limpeza básica seja feita toda semana para não acumular poeira, pelos, ácaros e umidade no sofá. Entretanto, o cuidado deve ser constante pois, ao derramar qualquer tipo de líquido no estofado, por exemplo, quanto mais rápida e ágil a limpeza, melhores os resultados.

No Super Andreazza, você encontra produtos de limpeza – e alguns dos itens que indicamos nas receitinhas caseiras – por um preço ótimo e qualidade garantida. Faça uma visita à loja mais próxima e adquira tudo que precisa para deixar o seu lar ainda mais aconchegante.