Conheça 5 fatos e mitos sobre a alimentação - Super Andreazza

Conheça 5 fatos e mitos sobre a alimentação

A alimentação desempenha um papel fundamental em nossa vida, mas, muitas vezes, acabamos acreditando em informações que não são verdadeiras e que podem vir a prejudicar a nossa saúde. Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos apresentar cinco fatos e mitos sobre alimentação. Confira!

Crenças x Ciência

Durante toda a vida, nos deparamos com crenças a respeito dos mais diversos assuntos. Desde dor em uma cicatriz para indicar chuva vindoura até a importância de observar a lua na hora de cortar os cabelos. Embora algumas possuam certo grau de veracidade, muitas não passam de crendices. E é claro que a alimentação não estaria imune a teorias mirabolantes e conhecimentos que, de fato, são cientificamente comprovados. Confira alguns deles abaixo:

1 – Carboidratos à noite engordam

Se alguém já falou isso para você, fique tranquilo, pois a informação não passa de um MITO.

A crença afirma que a ingestão de carboidratos após o pôr do sol faz com que engordemos, mas quando paramos para pensar, isso nem faz sentido.

Se você não mantiver uma dieta balanceada com as quantidades corretas de carboidratos, irá ganhar peso independente do horário em que estiver comendo, seja às 10h ou às 22h. Agora, em um cenário onde a ingestão é feita em quantidades corretas e com bons carboidratos como cereais, feijões, frutas e legumes, você não irá engordar. Por isso, fique atento à sua alimentação. E lembre-se: equilíbrio é tudo.

2 – Ovo faz mal à saúde

O ovo é um alimento que divide opiniões, pois, enquanto alguns criticam, também há quem recomende-o. Por isso, se você está do lado daqueles que condenam o seu consumo, está na hora de virar a casaca e trocar de time.

Ovo fazer mal à saúde é MITO!

Por mais que ele possua um alto índice de colesterol – cerca de 200mg cada – esta taxa pouco afeta os índices do nosso corpo, pois o próprio organismo diminui a produção desta substância em virtude da ingestão.

3 – Carne de frango é a mais saudável

MITO! É comum vermos pessoas com estilo de vida saudável alimentando-se de frango enquanto afirmam que esta carne é mais saudável do que outras. Não acredite cegamente nesta informação!

Carne de bovinos, suínos, e ovinos são tão saudáveis quanto a de frango. A questão fundamental é o corte.

Um bom exemplo pode ser visto ao comparar um bife de patinho (corte bovino) com uma sobrecoxa de frango. A carne vermelha, neste caso, é mais saudável, pois tem menos gordura e mais proteína. Então lembre-se, o importante é sempre o corte escolhido. 

4 – Chocolate faz bem para a saúde

Aqui é a hora que todos nós ficamos felizes, pois isso é um FATO!

Quando comemos um chocolate rico em cacau (60% ou mais), estamos dando ao nosso corpo diversos flavonoides, capazes de melhorar o fluxo de sangue e a liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem estar). Além disso, quando ingerido em quantidades adequadas, as substâncias presentes no chocolate são capazes de melhorar o colesterol HDL (conhecido como o colesterol bom).

5 – Tomate ajuda a prevenir o câncer de pulmão, estomago e próstata

FATO!

Por conta de uma substância chamada licopeno, o tomate tem se mostrado um grande aliado na prevenção do câncer de pulmão, estomago e próstata. Isso porque, este elemento atua para evitar que nosso corpo crie estruturas responsáveis por nutrir as células cancerígenas. Curtiu? Então aqui vai mais uma dica: para uma ativação eficiente deste composto, o tomate deve ser cozido!

Extra – Alimentos de qualidade e uma dieta balanceada são sempre saudáveis

FATO!

Alimentos de qualidade e uma dieta balanceada são pilares para uma saúde de ferro. E o primeiro passo para começar sua dieta é comprar seus ingredientes em um bom supermercado.

No Super Andreazza, você encontra frutas, verduras, legumes, carnes e muitos outros produtos de alta qualidade por um preço ótimo. Faça uma visita à loja mais próxima e adquira tudo que precisa para uma alimentação mais saudável.