Colomba Pascal

Como fazer uma deliciosa Colomba Pascal em casa?

A época mais doce do ano está chegando e, com ela, o sentimento de renovação e esperança em dias melhores, que são típicos da data. E nada mais apropriado para o momento que estamos vivendo, não é mesmo? Por isso, hoje vamos ensinar a receita de uma deliciosa colomba pascal para adoçar ainda mais este tempo juntinho com a família. Vamos conferir?

O real significado da Páscoa

Para começar, aqui vai um breve resumo sobre o real significado desta data. Segundo a História, a Páscoa teve origem na cultura judaica, mais precisamente em uma celebração chamada Pessach, que acontece, aproximadamente, no mesmo período e comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito.

Para os cristãos, a Páscoa representa a ressurreição de Jesus e marca o encerramento da Semana Santa, caracterizada pela prisão, crucificação e morte de Cristo. Nesse sentido, costuma-se dizer que a data simboliza um tempo de renovação, reconciliação e esperança, fortalecendo o sentido da fé e a importância do perdão entre as pessoas.

É tempo de cuidado

Neste ano, o período que antecede a Páscoa, infelizmente, tem como personagem principal o novo Coronavírus, que tem vitimado centenas de pessoas em todo o mundo. Por isso, mais do nunca, é importante resgatar os sentimentos reforçados pela data, renovando a fé, cuidando daqueles que você ama e praticando boas ações, sem jamais perder a esperança em dias melhores. Afinal, eles logo virão. Enquanto isso, aproveite este tempo da melhor maneira possível, curtindo a família, os amigos, colocando suas séries em dia ou fazendo aquela faxina completa com os produtos de limpeza e higiene que você encontra no Super Andreazza.

Faça sua própria Colomba Pascal

E para os masterchefs de plantão, é hora de inovar nas receitas e aperfeiçoar seus dotes culinários. Por isso, nesta Páscoa, aposte em pratos doces (a criançada vai adorar e você também). Afinal, se é para ganhar uns quilinhos a mais nessa quarentena, que seja, pelo menos, com pratos deliciosos, né?

Para começar, hoje vamos ensinar você a fazer uma deliciosa Colomba Pascal, que inclusive pode ser uma ótima atividade para reunir a família. Confira a receita!

Colomba Pascal

Ingredientes para a “esponja”:

  • ½ xícara de farinha de trigo
  • 2 envelopes de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/3 xícara de água morna

Modo de preparo:

Em um recipiente, despeje todos os ingredientes de uma só vez e misture bem. Logo após, cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 20min.

Ingredientes para a massa:

  • ½ Kg de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de manteiga
  • 1/3 de xícara de mel
  • 4 gemas
  • 1 pitada de sal
  • ½ xícara de água
  • 1 colher e ½ de chá de essência de laranja
  • 2 xícaras de frutas cristalizadas
  • 1 xícara e ½ e uva passa

Modo de preparo:

Em uma tigela, adicione a farinha de trigo, a manteiga, o mel, as gemas, o sal e a água. Misture bem até formar uma massa. Depois, acrescente a esponja que estava descansando, e misture bastante até que a massa atinja uma consistência elástica.

Na sequência, acrescente as frutas cristalizadas, a uva passa e a essência de laranja. Misture bem. Ah, caso você não queira utilizar frutas cristalizadas, pode substituir por outro recheio de sua preferência.

Com a massa já pronta, adicione-a às formas de Colomba Pascal. Utilize três formas de 500g e divida a massa de maneira uniforme entre elas, forrando toda a sua superfície. Em forno pré-aquecido por 1min, coloque as formas e deixe por 1 hora para que a massa possa crescer.

Cobertura:

  • 2 claras
  • 1 xícara de castanha de caju triturada
  • 1 xícara de açúcar de confeiteiro
  • 40g de amêndoas
  • 3 colheres de sopa de açúcar perolado

Modo de preparo:

Em uma tigela, acrescente as claras, a castanha de caju e o açúcar de confeiteiro. Misture até formar uma pasta. Na sequência, divida a pasta em três porções e espalhe (sem apertar) por cima de cada uma das Colombas, que estão nas formas.

Para decorar, espalhe as amêndoas por cima da superfície das Colombas e polvilhe o açúcar perolado. Após decoradas, leve as Colombas ao forno pré-aquecido por 15 minutos, a 160ºC, e deixe assar por aproximadamente 35min.

Após esse tempo, desligue o forno, deixe a porta entreaberta e a Colomba em descanso por alguns minutos para evitar que ela não murche. Depois, é só cortar e servir.

Dica: para que a sua colomba fique ainda mais deliciosa, é importante contar sempre com produtos de qualidade. Por isso, anote os ingredientes e faça uma visita a uma das lojas do Andreazza para garantir um checklist completo. Fique atento às indicações de horários do mercado para evitar aglomerações e a disseminação do vírus. Lembre-se, é tempo de cuidado.

Depois disso, é só colocar a mão na massa e “dar vida” à sua Colomba.
Bom apetite! E Feliz Páscoa!