A imagem mostra uma mulher negra, de cabelos escuros, com chapéu de palha e óculos. Ela veste um biquíni rosa e está sorrindo com uma fatia de melancia nas mãos. Suas unhas estão pintadas com esmalte azul e ela usa uma pulseira azul no braço direito.

Como armazenar e manter o frescor dos alimentos na praia

O final de ano é o momento em que queremos viajar, aproveitar as férias e descansar. Com isso, muitos se programam para ir à praia sem ter hora para voltar, afinal, nada melhor do que ficar à beira-mar, não é mesmo?! Para essas pessoas, levar lanches caseiros é sempre uma boa pedida, no entanto, é preciso cuidado ao armazenar os alimentos.

Apesar dessa dica valer para o ano todo, é durante o verão que devemos ter atenção redobrada com a alimentação. Afinal, a estação mais quente exige cuidados especiais para fazer com que seu lanche dure mais na praia. Saiba mais!

Os melhores recipientes para armazenar os alimentos

O calor é um fator que favorece o surgimento de organismos que podem estragar os alimentos, e aumenta os riscos de intoxicação alimentar. Por isso, na hora de levar alimentos para a praia, além de contar com uma bolsa térmica, também é preciso saber usá-la corretamente para garantir que o seu lanche não perca o frescor.

Por exemplo, se você vai consumir o seu lanche em até duas horas, uma bolsa pequena e sem gelo pode ser a opção ideal. Agora, se você for ficar fora de casa por mais tempo, a melhor opção deve ser o cooler, a caixa térmica, ou até mesmo a de isopor.

Também é importante notar que, independentemente de qual seja sua opção, quanto mais na sombra seu recipiente estiver, melhor, já que quando exposto diretamente ao sol, a durabilidade dos alimentos e a refrigeração da caixa podem diminuir.

Caixa térmica ou caixa de isopor?

A caixa térmica e a de isopor são escolhas que servem bem para isolar termicamente, armazenar os alimentos e manter a temperatura dos produtos em um nível ideal para serem consumidos e não estragarem.

Ambas são opções interessantes, mas a caixa térmica tem preferência por ser mais resistente; ter mais facilidade para ser transportada; e ter um ótimo custo-benefício (por mais que, muitas vezes, seu preço seja um pouco mais elevado, sua qualidade, durabilidade e facilidade de limpeza após o uso fazem o investimento valer a pena).

Dicas para organizar a caixa térmica

Armazenar os alimentos dentro de um recipiente propício pode garantir o seu bem-estar durante toda temporada de veraneio. Isso porque, nesses casos, a sua saúde depende não apenas de uma alimentação balanceada e de qualidade, mas também de alimentos frescos e bem conservados.

Na hora de colocar a comida dentro da sua caixa ou bolsa térmica, é importante estar atento a alguns detalhes que ajudam a manter a comida bem armazenada e com a refrigeração ideal:

– Dê preferência a potes pequenos e com travas. Assim, você consegue guardar melhor os alimentos e garantir que nada seja derramado;

– Saquinhos com zíper para as frutas e outros produtos servem bem para lanches menores que podem ser colocados em uma térmica menor;

– Não esqueça do gelo! Ele é importante para manter a conservação e refrigeração das suas comidas;

– Lave bem as latas e garrafas antes de colocá-las dentro da sua caixinha;

– Limpe os recipientes utilizados para transportar os alimentos para a praia, antes e após o uso. Assim, você mantém os microorganismos longe da comida.

O que levar para comer à beira-mar

Uma das melhores escolhas de alimentos para levar à praia é o sanduíche natural. O ideal, nesse caso, é que ele esteja embrulhado em papel alumínio, que ajuda a preservar sua qualidade. Ao montar seu sanduíche, evite condimentos que são muito perecíveis, como manteiga, requeijão e maionese.

Frutas também são ótimas escolhas para um lanche! Tanto as desidratadas, que são alternativas saborosas e saudáveis, quanto as com cascas, como maçã e laranja, são opções fáceis de armazenar e de manter frescas à beira-mar.

Por último, mas não menos importante: não esqueça de levar água. Muita água!

Ela é responsável pelo funcionamento de todo nosso corpo e ainda ajuda a regular a temperatura corporal. As bebidas alcoólicas, como cerveja e caipirinha, e os refrigerantes, devem ser consumidos com moderação, pois aumentam o risco de desidratação.

Agora que você já sabe tudo isso, é só passar no Super Andreazza e garantir todos os itens para o lanche perfeito, além da sua embalagem térmica e aproveitar o seu dia na praia do melhor jeito possível!