Com essas dicas você vai deixar seu pátio um brinco

Tomar um chima ou aquela gelada no pátio de casa. No verão, às vezes, é difícil ficar entre quatro paredes. Então, a gente acaba pegando a cadeira e aproveitando a brisa lá do lado de fora. Mas não dá pra curtir numa boa se o quintal estiver sujo ou bagunçado.

Pensando nisso, trazemos neste artigo algumas dicas simples (e úteis) pra você perder pouco tempo na limpeza. Quanto mais rápido a gente terminar, mais tempo sobra pra curtir o dia. 

O QUE VOCÊ VAI PRECISAR?
Antes de começar a missão, separe tudo. Isso evita o tal vai e vem, dando fluidez ao trabalho.
– Vassoura com cerdas duras
– Balde
– Água sanitária e/ou desinfetante
– Sabão
– Vinagre
– Luvas e roupas velhas

E AGORA, POR ONDE COMEÇAR?
Organize, liste e estabeleça prioridades
Não coloque a mão na massa antes de listar tudo o que você precisa fazer. Estabelecer prioridades também pode ser uma boa estratégia: comece pelas coisas pequenas e deixe as grandes por último.

Divida tudo em pequenas missões
Depois de avaliar o todo, pense em partes. Isso vai trazer satisfação a curto prazo, na medida em que completamos cada uma das tarefas, além de impedir o desânimo pelo trabalho global – muito maior, cansativo e duradouro.

Diga aonde você vai, que eu vou varrendo
Nada de água. Com vassoura de cerdas duras, elimine folhas secas, poeira e demais resíduos. Isso pode poupar bastante trabalho e economizar um bocado de água. Se for o caso, comece esta etapa apenas depois de retirar as ervas daninhas que crescem misteriosamente na calçada. Para isso, utilize uma faca de cozinha.

Use a água com a cabeça
Lembre-se sempre que a água que sai da torneira é potável e finita, ou seja, não é eterna. Ela recebeu tratamento para chegar até ali apta ao consumo. Não a desperdice, a valorize. Muitas vezes, uma boa varrição já é suficiente. Se não, utilize para lavar o pátio a água armazenada da chuva ou, então, da máquina de lavar roupas. Deixe a água limpa como última opção.

Não misture produtos de limpeza
Quando misturados, alguns produtos de limpeza, simplesmente, se anulam. É o caso da mistura entre água sanitária e vinagre. Falando em vinagre, ele pode ser ótimo para “camuflar” o odor de urina dos bichinhos. Assim, eles não vão mais identificar aquele local como possível banheiro. Aplique puro no local desejado.
Uma mistura possível é água, sabão e água sanitária (mais ou menos 1 colher de sopa para cada litro de água). Para ambientes com animais e plantas, substitua a água sanitária por desinfetante. Atente ao rótulo dos produtos para sua segurança e uso adequado.

O tempo que você demora depende de fatores como quantidade de pessoas na faxina, tamanho do quintal e por aí vai. O bacana mesmo é se organizar e deixar a preguiça de lado. Outra dica importante é manter limpo o máximo de tempo possível. Principalmente quando a gente tem gato ou cachorro em casa, limpe mais seguido. O acúmulo vai exigir mais tempo, e você ainda fica exposto a situações desagradáveis (mau odor e proliferação de insetos, mosquitos e outros agentes transmissores de doenças).

E você, já coloca em prática esses macetes? Compartilhe com a gente lá no Facebook [www.facebook.com/SuperAndreazza].

Fontes:
Palpite Digital
wikiHow
Planeta Sustentável
Canal ComoFaz

Comentários fechados.