Cinco dicas simples e sustentáveis para afastar os mosquitos

Mosquitos

Em casa, no trabalho, na pescaria, enfim, eles nos perseguem em todo lugar. Como sossegar com aquele zumbido no ouvido logo quando a gente resolve descansar à noite? E as picadas que ardem e coçam sem parar? Muriçocas, pernilongos, borrachudos e, agora, o tão temido Aedes aegypti fazem parte do nosso dia a dia. Muitas vezes percebemos sua presença só quando o danado já se alimentou de nosso sangue. Além de incômodo, certos mosquitos transmitem inúmeras doenças, por isso, todo cuidado é pouco.

Montamos algumas dicas simples (e ecologicamente corretas) para você minimizar consideravelmente a presença desses intrusos. Confira:

 

  1. Elimine água parada

A maneira mais eficiente de reduzir a quantidade de mosquitos. Inspecione seu jardim, quintal, vaso de plantas e limpe calhas com obstruções. Outro detalhe importante: troque com frequência a água de seus animais de estimação. Assim, você evita água parada por longos períodos e garante água fresquinha ao seu pet.

 

  1. Corte o mato alto

Mosquitos adoram excesso de vegetação. Aproveite o fim de semana para deixar seu quintal ou jardim mais bonito e seguro.

 

  1. Nascer e pôr do sol

O ápice da atividade desses pequenos voadores acontece no começo e no final de cada dia. Redobre sua atenção. Verifique se as telas nas janelas e os mosquiteiros estão em bom estado. Caso não os utilize, calça e camiseta de manga comprida podem ajudar.

 

  1. Lixo no lixo (fechado)

Matéria orgânica é uma das grandes paixões dos mosquitos: restos de comida, frutas (sobretudo bem maduras) e lixo. Em casa ou no ambiente de trabalho, mantenha o lixo com tampa, e, sempre que possível, fora de casa/prédio.

 

  1. Sai pra lá, mosquito!

Evite inseticidas químicos, potencialmente prejudiciais à saúde. Algumas ervas auxiliam na redução de mosquitos, como sálvia, alecrim e hortelã. Outra planta famosa por seu poderoso efeito repelente é a citronela. Basta ter num vazinho essa planta aromática e, de vez em quando, cortar algumas folhas, para espalhar sua fragrância. Você também pode distribuir pela casa as folhas em pires.

 

Além dessas, existem inúmeras dicas simples e que não agridem o ambiente e a saúde da sua família e dos animais domésticos. Faça sua parte, e todo mundo vai levar mais: mais saúde e bem-estar para sua vida.

Comentários fechados.