PostLink_1200x628_Ceia_Andreazza_Farofa_Pure_Maca

Ceia Andreazza: Farofa e purê de maçã

No Natal ou não, ela tem presença marcada junto aos mais diversos pratos e celebrações. Mas, chegando no final do ano é claro que dedicaríamos um artigo inteiro para falar da versatilidade e dos inúmeros sabores proporcionados por nada mais, nada menos, que ela, a farofa! Afinal, ela que nos acompanhou ao longo de todo o ano, é mais que bem-vinda em nossa ceia. No segundo artigo da série “Ceia Andreazza”, nós separamos as principais formas de destacar esse prato já consagrado em nosso paladar, vamos às dicas?

Mais farofa, por favor!

O termo “farofa” vem de “falofa”, palavra da língua africana quimbundo – falada em regiões da Angola. Muito se comenta que o consumo de farofa no Brasil iniciou com os índios, séculos antes da colonização portuguesa, substituindo o uso de temperos por meio da farinha de mandioca, também de origem indígena. Ao longo da história, foi um dos alimentos utilizados por escravos, preparada com gordura, pimenta e vinagre.

A característica e marca do alimento em diferentes épocas de desenvolvimento do país a tornou um dos pratos mais típicos, em diferentes culinárias e regiões do Brasil, acompanhando as mais variadas culturas e costumes, sendo chamada até de “Rainha do Brasil”. Seja no churrasco do final de semana, ou na feijoada, quem não gosta de uma farofinha, não é mesmo?!

Farofa para festas de final de ano

Além da popularização da farofa e da versatilidade do prato, nas festas de final de ano ela ganha um papel ainda mais importante: aguçar o paladar e os olhos de familiares e amigos. Frequentemente utilizada para compor pratos mais elaborados, cada receita ilustra a tradição e o afeto a ser transmitido por meio da culinária. A farofa para a ceia de Natal ou festas de final de ano pode ser preparada, tanto com farinha de milho, quanto de mandioca e, pensando nessas possibilidades, nós unimos os dois tipos com ingredientes ainda mais brasileiros! Vamos à receita:

Ingredientes para farofa

  • 30 ml de azeite
  • 30 ml de óleo comum
  • Bacon em cubos a gosto
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 4 fatias de presunto picado
  • 1/2 tomate picado
  • Sal e molho de pimenta a gosto
  • 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca crua
  • 1 xícara de chá de farinha de milho amarelo
  • 1 ovo cozido picado
  • Salsinha a gosto

Dicas para preparar a farofa

Na hora de preparar a farofa, coloque o azeite e o óleo comum na panela, aqueça e, após, coloque o bacon, a cebola e o alho, até ficarem com um aspecto dourado, a famosa “douradinha”. Em seguida, adicione o tomate e o presunto para ficar ainda mais gostosa, incluindo a pimenta para dar um sabor especial. Durante o preparo da farofa, a textura mais líquida é a mais indicada, para que fique mais úmida. Depois de unir os ingredientes, falta acrescentar a rainha da festa: a farofa de mandioca crua e depois a farinha de milho. Misture até conquistar a uniformidade do prato e desligue o forno. Na sequência, é hora de incluir os ovos cozidos picados e a salsinha. Agora sim, a farofa está pronta para ser servida e alegrar a festa!

Bônus: Purê de Maçã

Vocês pensaram que ia parar por aí? É final de ano, né! Então, preparamos um bônus para incrementar a ceia da sua família. Confira a receita do purê de maçã. Os ingredientes são:

  • 5 maçãs
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Suco de 1 limão
    O purê de maçã acompanha muito bem um dos pratos principais, o lombo assado! Para isso, coloque em uma panela média a maçã picada, o açúcar e o suco de limão. Ligue o fogo na temperatura média e mexa até a maçã ficar mais macia. Assim, com ela mais mole, utilize um amassador para então transformá-la em um delicioso purê.

Festas de final de ano com economia

Nada melhor que aproveitar as festas de final de ano em família e com muita economia, certo? Aproveite as nossas dicas de receitas e passe no Super Andreazza mais próximo da sua casa. Garanta os ingredientes essenciais e de qualidade para os pratos que não podem faltar na sua ceia de Natal e Reveillon. Siga acompanhando a nossa série “Ceia Andreazza”!