Benefícios do riso e do bom humor à saúde

Nossos avós já diziam: “o riso é um santo remédio”. Mas até que ponto a ciência comprova essa percepção ancestral? Então, nas últimas décadas, médicos, psicólogos e outros profissionais que estudam os elementos da biologia comportamental humana não têm medido esforços pra entender a influência de atitudes positivas em nosso organismo.

Pesquisas recentes apontam a forte relação entre estado emocional positivo e longevidade. Vejamos abaixo algumas questões já comprovadas pela ciência:

ENDORFINA
O riso estimula a produção de endorfina, o que diminui e alivia a dor, além de baixar a pressão sanguínea e o nível de estresse.

RISO = EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Rir cem vezes por dia acarreta efeitos cardiovasculares semelhantes a 10 minutos de remo.

+ IMUNIDADE
Aumento de anticorpos responsáveis por combater infecções também são associados ao bom humor.

MELHOR IDADE
Sobretudo aos idosos, uma boa risada desperta sensação de bem-estar, paz e satisfação com a vida.

AMBIENTE SAUDÁVEL
Interagir com os outros por meio do bom humor e sorriso desarmam posições agressivas, e o ambiente fica mais agradável e amigável.

RELAXAMENTO
Quando rimos, o relaxamento muscular é tanto que, às vezes, chegamos até a “perder as forças”.

O poder terapêutico do riso e do bom humor são utilizados, inclusive, em hospitais e clínicas de recuperação. Na região, o trabalho desenvolvido pelo grupo Médicos do Sorriso é bem bacana. Eles visitam pacientes em ambiente hospitalar, com o objetivo de amenizar a dor e potencializar a qualidade de vida e promoção do bem-estar.

Então, não se esqueça, antes de uma cara fechada, abra aquele sorrisão.