A importância do lazer para sua qualidade de vida

É bastante comum ouvirmos a frase “tô numa correria”. A gente tem a sensação de que está sempre atrasado, sem tempo, com pendências que deixamos pra trás. Isso acumula, e a volta por cima fica cada vez mais complicada.Parece até que o dia ficou mais curto nos últimos anos, porque já não conseguimos mais dar conta de tudo em apenas 24 horas.

Aqui no blog, já debatemos sobre o estresse que, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, atinge cerca de 90% da população mundial, seja ele físico, mental, psicológico ou de qualquer outra natureza.

Por isso tudo, hoje resolvemos abordar a importância do lazer para o bem-estar em nosso dia a dia. Confira:

OS SINTOMAS DO DESEQUILÍBRIO
O acúmulo de funções e obrigações estão estritamente relacionadas ao nosso estado físico e mental. Não tem jeito, uma hora nosso organismo vai reclamar, dará sinais claros de esgotamento. Ou seja, algo não vai bem. Alguns sintomas podem alertar você quanto a isso:
– Doenças como estresse, depressão, diabetes e até câncer
– Taquicardia
– Palpitações
– Ansiedade
– Sensação de cansaço
– Insônia (leia aqui sobre os benefícios de uma boa noite de sono)
– Má alimentação
– Medo e susto sem motivo
– Baixo rendimento no trabalho e nos estudos
– Relacionamentos prejudicados

O QUE FAZER
Tire o pé do acelerador. É difícil, às vezes, soa até impossível. Momentos de lazer, raros hoje em dia, são fundamentais ao nosso bem-estar e satisfação. Essa área cresce em estudos e investimentos, inclusive a indústria de entretenimento fatura bilhões de dólares todos os anos.

O lazer vem do latim “lacere” e significa “ser permitido”. Na Grécia Antiga, inclusive, pessoas da elite praticavam o chamado “ócio criativo”, tempo livre destinado a cultivar o corpo e a mente. Naquela época, o trabalho manual não era valorizado, sendo tarefa dos escravos.

Atualmente, podemos entender o lazer como aquilo sem obrigação profissional, familiar, social ou religiosa, cuja atividade é motivada por nossa própria vontade. Isso varia desde uma viagem, uma boa leitura, yoga, alguma atividade física regular, passar o dia no parque ou até uns minutos com seu bichinho de estimação.

Importante mesmo é encontrar aquela atividade que te faz bem. O equilíbrio entre diversão e obrigação traz satisfação, alegria, bom humor e agrega ao seu dia uma sensação de liberdade e leveza. Além disso tudo, esse tempo dedicado exclusivamente ao nosso bem-estar ajuda a tirar o peso que o excesso de funções e atividades exercem tanto na esfera física quanto mental.

E você, como lida com essa correria? Compartilhe com a gente lá no Facebook.

Fontes:
TemporadaLivre
Tribuna do Interior
Secretaria da Educação do Paraná
G1