9 dicas pra deixar a casa fresquinha mesmo sem ar-condicionado

A região da Serra Gaúcha é famosa por suas temperaturas baixas, que chegam a registros negativos no pico do inverno. Turistas de todo o Brasil ficam encantados com o clima, a gastronomia e nossos costumes. O calor demora pra colocar as manguinhas de fora, mas quando chega, lá por dezembro, costuma castigar até mais ou menos março. Então, como aliviar os efeitos das altas temperaturas pra gente que não está acostumado ao termômetro acima dos 30º?
Abaixo, trazemos dicas simples, tanto na hora de construir como no dia a dia, que podem fazer uma diferença danada: 

CONSTRUÇÃO
– Ventilação cruzada: aberturas localizadas em paredes opostas proporcionam a chamada ventilação cruzada, bastante eficiente pra manter os ambientes mais agradáveis.
– Pé direito alto: com o espaço maior entre o chão e o teto, evitamos que o ar fique viciado.
– Aberturas para o norte: no Hemisfério Sul, o caso aqui da região, as portas e janelas dos cômodos voltadas para o norte propiciam grande incidência do sol no inverno e sombra no verão. O resultado? Temperaturas amenas dentro de casa.
– Longe do chão: ao afastar a construção do chão, evitamos a transferência do calor do solo ao interior da casa.

DIA A DIA
– Garrafa congelada: posicione a garra gelada em frente ao ventilador. O ar frio liberado da embalagem será espalhado por todo o ambiente.
– Umidificar o ambiente: essa é clássica. Espalhe toalhas molhadas pela casa ou no cômodo desejado (encosto de cadeira é uma boa pedida). O local ficará mais úmido à medida que a água presente nas tolhas evaporar.
– Lâmpadas frias e de LED: substitua as lâmpadas incandescentes tradicionais pelas brancas ou de LED. Além de liberarem menos calor, elas ainda economizam energia.
– Frescor noturno: ao baixar o sol no fim da tarde, aproveite o frescor da noite e abra todas as janelas. Probleminhas com mosquitos? Confira aqui o que já falamos sobre isso no blog.
– Filme nas janelas e cortinas: ótimas opções pra evitar a luz solar direta no ambiente, sem abrir mão da claridade natural.
Existem diversas outras maneiras pra aliviar o calor intenso desta época. E você, o que costuma fazer? Compartilhe com a gente lá no Facebook.

Fontes:
Mulher.com.br
Uol | Estilo de vida

Comentários fechados.