7 dicas para se sentir mais leve nesta época

É preciso muita determinação. Como olhar tudo aquilo a nossa frente e, simplesmente, ignorar? Nesta época, reunimos a família, os amigos e queremos provar todas as delícias. São apenas alguns dias, entre véspera de Natal e ano-novo, mas acabamos exagerando. Não tem jeito. É hora de comemorar, curtir a vida, dar boas risadas e compartilhar tudo isso com quem nos faz um bem danado. Quando a gente percebe, passamos horas e mais horas só comendo.

Por isso tudo, resolvemos trazer aqui para nosso blog algumas pequenas dicas de como passar esses dias marcados por comilança sem jogar por água abaixo o famoso Projeto Verão. Confira só:

1. Equilíbrio à mesa
O exagero de um dia deve ser compensado por alimentos mais leves em outros.

2. Faça lanches rápidos e nutritivos
Alimente-se pelo menos 6 vezes por dias. Nutra o hábito de lanchar no meio da manhã e da tarde. Vale fruta, sanduíche com pão integral e iogurte light, por exemplo. Isso ajuda você a não descontar toda a fome acumulada durante o dia nas refeições principais.

3. Não abandone a dieta (ou por pouco tempo)
Dê prioridade a saladas, frutas e verduras. Inclusive, inicie sua refeição por esses alimentos de baixa caloria. Na hora de partir para os pesos pesados, escolha as versões assadas e grelhadas com pouca gordura. Sirva-se apenas daquilo que realmente tem vontade e em porções pequenas. Não coma tudo. Longos períodos totalmente longe da dieta costumam ser traumáticos.

4. Dieta no verão
É mais fácil manter hábitos saudáveis no verão do que no inverno, quando nossa vontade de comer aumenta consideravelmente. Consuma água de coco, peixes, saladas e sucos naturais (a hidratação é importantíssima). Uma dica bacana também é fazer seus próprios picolés. Basta colocar em forminhas próprias para o congelador os sucos das suas frutas favoritas.

5. Pratique esportes
Você sabe disso, mas prefere deixar para depois, certo? A atividade física regular é essencial à saúde de nosso organismo. Aproveite que estamos mais motivados nesses dias ensolarados e faça corridas, caminhadas, trilhas ou ande de bicicleta. Sempre que possível, receba acompanhamento de educador físico especializado.

6. Diga não à gula
Mastigue bem os alimentos e coma por fome, não por gula. Além disso, evite distrações, como a televisão. Muitas vezes, passamos da medida simplesmente por estarmos concentrados em outras atividades que não apenas ma refeição.

7. Prometa o que você pode cumprir
Trace objetivos alcançáveis ao próximo ano. Dietas mirabolantes ou exercícios em excesso afetarão suas saúde negativamente. Para não se frustrar, seja realista e pé no chão.

 

Essas são apenas algumas pequenas dicas para manter a saúde em dia e, ainda, dar aquela turbinada no corpinho. E você, como pretende se comportar no final e começo de ano? Compartilhe com a gente lá no Facebook.

Fontes:
Ekonomista
MdeMulher

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