6 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Quando pensamos em como cultivar uma horta, é normal imaginarmos grandes terrenos, comuns na casa de nossos pais ou avós. Porém, conforme as cidades crescem, esses espaços urbanos ficam cada vez mais escassos. O verde cede lugar ao cinza do concreto, e nos acostumamos com residências menores, ambientes sem pátio, ou mesmo apartamentos.

A boa notícia é que, com criatividade, conseguimos sim definir um local da casa para cultivar nossa própria horta dentro de casa, dando utilidade a espaços antes ociosos. Já imaginou plantar e colher chás, temperos e até hortaliças frescas e livres de agrotóxicos? Confira abaixo como isso é mais fácil e divertido do que você pensa:

01. O sol é importante para uma horta em casa?

Sim! Afinal, boa parte das plantas necessita de mais ou menos 6 horas de sol por dia. Por isso, antes de qualquer coisa, procure um ambiente com essa condição. Se você mora em apartamento, a sacada pode ser o local perfeito. Mas lembre-se sempre que o excesso de sol também é prejudicial às plantas.

02. Quais as melhores plantas para uma horta em casa?

Como dissemos antes, tanto a falta quanto o excesso de sol prejudicam alguns tipos de plantas; assim como cada espécie tem a sua particularidade. Questões como quantidade de água, frequência de regamento, incidência de sol e podas, são vitais para que as plantas da sua horta cresçam de maneira correta. Por isso, pesquisa sobre o que irá plantar e opte por uma horta com plantas que você terá tempo e condições de cuidar adequadamente. 

03. Devo plantar mudas ou sementes?

Caso não tenha muita experiência em cultivo de plantas, opte pelas mudas, com manejo mais simples e rápido. Na hora de plantar, abra buracos suficientemente grandes para acomodar as raízes na terra sem danificá-las.

04. Qual o melhor recipiente para horta em casa?

Escolha recipientes com furos, porque a água precisa escorrer. É indicado o uso de vasos, garrafas ou latas de 7 a 15 cm de profundidade, a fim de desenvolver adequadamente as raízes da planta, parte fundamental para o sucesso do cultivo.

05. Como fazer o plantio da horta?

Antes de plantar, cubra o fundo do vaso com uma camada de argila expandida. Isso ajudará a absorver o excesso de água do solo. Em seguida, acrescente um composto orgânico de qualidade, cheio de nutrientes que vão alimentar sua pequena muda. Esse composto orgânico é facilmente encontrado em floriculturas e agropecuárias. Busque orientação profissional conforme o tipo da muda escolhida.

06. Qual a quantidade certa de água para regar minha horta?

Em média, você deve regar sua horta a cada dois dias. Contudo, isso varia bastante de planta para planta. Outro detalhe importante diz respeito à temperatura, níveis de umidade e estação do ano. No inverno, por exemplo, as regas costumam ser mais espaçadas. Pesquise sobre as necessidades das plantas da sua horta!

E aí, já pensou num lugarzinho especial para montar sua horta em casa? Não esqueça que hortas verticais, organizadas em floreiras suspensas, por exemplo, são excelentes opções para ambientes menores, pois livram o chão e enchem suas paredes de possibilidades.

Ah, e não esqueça: o que você não conseguir cultivar em casa, o Super Andreazza tem pra você! Toda quarta é dia de feira, com frutas, legumes e verduras fresquinhos, e aquele precinho baixo que você já conhece. E para economizar ainda mais, fique ligado nas ofertas do App Meu Andreazza!

E aí, gostou de nossas dicas? Compartilhe no Facebook e deixe seu comentário aqui embaixo.

Fontes:
Horta em Pequenos Espaços (Livro da Embrapa)
Embrapa
G1
BBC Brasil