5 dicas de como organizar sua Festa Junina sem gastar muito

Algumas famílias não têm essa tradição, mas outras dedicam um bom tempo do ano na organização de Festa Junina para a família e os amigos. Certo é que, além de gostosa, as festas dessa época costuma ser muito divertidas. Momento perfeito para ensaiar aquele bigodinho ou tirar do armário a roupa mais surrada. Se tiver rasgada e com remendos então, perfeito.

Por menor que seja, sem organização, a Festa Junina pode sair bem cara. Mas não se preocupe, com dicas como estas, tem diversão para todo mundo, gastando quase nada: 

  1. Convite
    Antes de qualquer coisa, defina o local. Dependendo do tamanho da festa, sua casa ou garagem são ótimas alternativas. Arraste uns móveis para cá, outros para lá, e já temos espaço mais do que suficiente. Quem sabe dá até para dançar quadrilha. Ao mesmo tempo, defina a quantidade de pessoas. Depois, avalie as diversas opções de convite: Facebook, telefone, e-mail, WhatsApp e, se tiver uma verbinha sobrando, impresso.
  2. Onde servir
    Um jeito bem funcional é colocar tudo numa mesa, separando doces, salgados e bebidas. Cada convidado se serve, e você otimiza o espaço disponível.
    Copos, pratinhos e talheres descartáveis trazem junto praticidade e risco zero de qualquer acidente com sua louça. Hoje, já temos opções tematizadas, coloridas e estampadas em xadrez. Se você é do tipo que leva em conta a questão ambiental, nada de descartáveis. Parta para pratos e copos convencionais, que até podem ser de plástico, porém naquela versão mais durinha.
  3. Comes e bebes
    Pé de moleque, quentão, milho, pamonha, paçoca (doce e salgada) e por aí vai. Leve em consideração o trabalho e valor envolvidos. Uma coisa bem bacana é pedir como “ingresso” que cada convidado traga um prato diferente. Organize a listinha de itens — compartilhada na internet — para evitar repetições indesejadas. Garantia de economia e diversidade de sabores para sua Festa Junina.
  4. Trilha sonora
    Monte sua própria playlist. Inclusive, você pode aumentar a expectativa dos convidados e integrá-los nos dias ou semanas que antecedem a festa por meio de uma lista de músicas compartilhada. O Spotify, por exemplo, permite esse tipo de construção colaborativa.
  5. Decoração
    Há itens indispensáveis numa Festa Junina, como bandeirinhas coloridas, balões, fogueira (natural ou artificial) e chapéus de palha. Anote tudo que sua festa vai precisar. O próximo passo é procurar em casa, adaptar, pedir emprestado e, em último caso, comprar.

Na mesa, coloque toalhas com estampa xadrez, remendadas, feitas de chita e pano linhão (semelhantes ao pano de saco). Amarre com cordão, barbante ou fios de palha algumas canelas em pau. Fica bem charmoso. Forre chapéus de palha com guardanapos coloridos e sirva neles pipoca, pé de moleque e demais guloseimas sequinhas. Pratos e canecas esmaltadas também dão aquele ar de sítio todo especial.

Espalhe balões, bandeirinhas, palha seca, correntes de papel e espantalhos pelo ambiente. Compre pronto ou peça ajuda da criançada uns dias antes da festança, no melhor estilo mutirão. Com criatividade, você consegue organizar algo bem bacana e econômico. E isso também vale para a fantasia e os apetrechos necessários em sua caracterização.

Onde vai ser o arraial deste ano? Você tem alguma outra ideia para organizar uma Festa Junina sem gastar muito? Acompanhe dicas e sugestões como essas por aqui e também em nosso Facebook.

Fontes:
Portal Tudo Aqui
Meu Bolso Feliz
Revista Casa e Jardim