Dormir bem

5 benefícios de uma boa noite de sono

Você se programa para ler aquele livro, ver um filme, assistir TV ou qualquer outra coisa. Então, chega em casa e… Pimba, ele te pega. Quando chega, o sono vem com tudo. Inclusive – pasme -, a vontade de dormir pode até mesmo superar nossa vontade de comer.

Esse é um comportamento universal entre os mamíferos, e o mais interessante é que os cientistas não sabem ao certo porque fazemos isso. Acredita-se que nossos corpos e, principalmente, nossos cérebros usam o sono para se recuperarem. 

No decorrer do dia, as células estabelecem inúmeras conexões no cérebro. O repouso prolongado fortalece as conexões mais importantes, enquanto reduz as com baixa relevância. Ou seja, quando dormimos, acontece uma verdadeira faxina cerebral.

Especialistas indicam de 6 a 8 horas de sono diárias, tempo que pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada organismo.

Mas afinal de contas, quais os benefícios de noites bem dormidas?

1. Saúde física e mental
A privação do sono é associada à baixa imunidade do corpo, e pode trazer consequências como doença cardíaca, acidentes vasculares, aumento do risco de diabetes, obesidade, estresse e depressão. Segundo alguns estudos recentes, manter um ritmo adequado de sono diário fortalece o sistema imunológico – responsável pela defesa do organismo -, ajuda a curar doenças e melhora nosso metabolismo.

2. Emagrecer dormindo
Parece loucura, mas é verdade. Alguns cientistas afirmam que dormir menos de 7 horas por dia aumenta nosso apetite, e acabamos ingerindo alimentos menos saudáveis. Isso acontece porque com tempo inadequado de descanso ativamos certas áreas do cérebro relacionadas à recompensa. É como se compensássemos a sonolência por meio da alimentação descontrolada, em quantidade e qualidade (rica em gordura e açúcar). Além disso, enquanto dormirmos, o metabolismo do nosso corpo acelera, e a gordura armazenada é mais rapidamente transformada em energia. Ou seja, auxilia dietas para emagrecer.

3. Sono da beleza
Não é simples lenda, o descanso da beleza existe mesmo. Semelhante ao processo dentro do nosso cérebro, dormir bem faz com que as células de todo corpo se renovem, organizem suas funções e busquem o equilíbrio prejudicado pelo sol, vento, poluição e outros agentes. Descansar pode deixar sua pele e cabelo, por exemplo, saudáveis e ainda mais bonitos.

4. Produtividade nos estudos e trabalho
Estima-se que, ao nos privarmos de uma boa noite de sono, nossa produtividade diminui até 30%. Fácil entender por que: ficamos mais fadigados e os pensamentos distantes e desconexos. Nada rende, apenas a vontade de deitar.

5. Humor e relacionamento
É quase impossível ficar de bem com a vida se não estivermos de bem com a cama. Algumas consequências do sono deficitário são o mau humor, irritação, cansaço, sonolência e instabilidade emocional. Não estranhe, portanto, ficar irritado sem motivo aparente se você trocou uma noite bem dormida por uma maratona na Netflix, por exemplo. Cuidado, se recorrente, isso pode fazer mal para você e também à convivência com familiares, amigos e colegas.

Calcula-se que uma pessoa com 78 anos passe cerca de 25 anos de sua vida só dormindo (!). Às vezes, não queremos perder tempo. Reduzimos as horas na cama para aumentar nossos momentos de lazer. Mas não adianta, nosso corpo sempre dá sinais dessa troca: falta de energia, andar cambaleante e pálpebras que teimam em fechar. O melhor mesmo é ter disciplina e estabelecer uma rotina de sono saudável.

Você costuma dormir quantas horas por noite? E o que é capaz de tirar o seu sono? Compartilhe com a gente lá no Facebook.

Fontes:
GNT
G1
O Globo
BBC Brasil (Aqui, e aqui)
MdeMulher