5 benefícios da leitura à saúde

Neste Dia Nacional do Livro, nada melhor do que abordarmos esse assunto tão importante: o hábito da leitura. Alguns amam, outros são indiferentes e há ainda os que não gostam mesmo.
Geralmente, a leitura vira hábito a partir de incursões em assuntos de nosso interesse. Gibis (“Turma da Mônica” e aventuras da Disney, por exemplo) ajudam a despertar o fascínio dos pequenos, bem como livros com temáticas infantis e recheados de ilustrações. Mas nunca é tarde para aprender ou desenvolver um costume pra lá de saudável.

Então, elencamos abaixo alguns benefícios da leitura ao nosso corpo e mente:

1. Exercício para a mente
Segundo pesquisas recentes, hábitos como da leitura ajudam a diminuir em até 30% o risco de desenvolver Alzheimer, mantendo o cérebro ativo e saudável por mais tempo.

2. Conhecimento
Quando abrimos um livro, novos mundos se apresentam. Seja na ficção, no registro documental ou mesmo em livros de autoajuda, nossa compreensão sobre a realidade (nossa e dos outros) é sensivelmente expandida.

3. Aumento do vocabulário
Durante a leitura, normalmente, nos deparamos com palavras diferentes ou novas aplicações das que já conhecemos. Isso nos ajuda (e muito) a desenvolver um vocabulário rico de opções.

4. Concentração
Para a compreensão do que estamos lendo, necessitamos de concentração e foco. No começo pode ser difícil, mas depois flui como algo bem natural. Esse pequeno treino pode nos auxiliar em outras atividades do dia que exijam esse tipo de habilidade.

5. Comunicação
Os pequenos desafios à imaginação e compreensão durante a leitura aperfeiçoam e refinam nosso pensamento crítico. Além disso, nos comunicamos melhor, tanto verbalmente quanto na forma escrita. Articulados, assimilamos com mais facilidade as ideias dos outros e conseguimos expressar com clareza as nossas próprias.

E você, o que costuma ler? Compartilhe com a gente lá no Facebook 🙂

Fontes:
Nobel
Estante Virtual

Comentários fechados.