Tudo o que você precisa saber o tomate

Ele é um dos alimentos mais versáteis e mais consumidos no mundo inteiro. Por isso, separamos para você algumas curiosidades e benefícios pouco conhecidos do tomate, esse incrível ingrediente cheio de sabor e vitamina.

Afinal, o tomate é fruta ou legume?

Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas faz: afinal, o tomate é uma fruta ou um legume? E a resposta é: sim, é uma fruta. Mas pode ser um legume também. 

Calma, vamos explicar! Para a botânica, fruta é todo alimento que se origina da fertilização do ovário de uma flor. Já os vegetais são as outras partes comestíveis de algumas plantas. Ou seja, o tomate é uma hortaliça do tipo fruta.

Mas ele pode ser considerado legume pela questão comercial, já que frutas e legumes possuem taxas diferentes de impostos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o tomate é considerado fruta no estado do Tennessee e legume em Nova Jersey; tudo por causa dos impostos.

Qual a origem do tomate?

O tomate teve origem na América, e é nativo da região Andina (Peru, norte do Chile e Equador). A fruta só chegou na Europa no século XVI e era usado somente para decorar as mesas de banquetes.

Os italianos foram os primeiros a usar o tomate como alimento, e chamaram ele de “pomo d´oro” (pomo de ouro). Esse nome também deu nome à receita de molho de tomate tipicamente italiano, o pomodoro.

Qual o tipo mais indicado para cada receita?

Você sabia que existem vários tipos de tomates e que o Brasil produz quase todas as variações dele? Veja alguns tipos e os melhores usos de cada um:

– Tomate caqui (longa-vida ou convencional: consumo in natura).

– Tomate Santa Cruz ou Santa Clara: ideal para molhos e consumo in natura.

– Tomate italiano/saladete: ideal para molhos, consumo in natura e para fazer tomate seco.

– Tomate mesa rasteiro e tomateiro industrial: in natura, molhos, extratos e ketchup.

– Tomate cereja e grape: consumo in natura.

10 benefícios do tomate que você (provavelmente) não sabia

1 – Proteção solar: o tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que protege a pele dos raios nocivos do sol.

2 – Pele saudável: o tomate minimiza poros dilatados, cura a acne e trata pequenas queimaduras.

3 – Melhora a visão: a alta quantidade de vitaminas A e C agem diretamente na saúde da visão, reduzindo até mesmo o risco de catarata.

4 – Ossos fortes: o licopeno, o cálcio e a vitamina K presentes no tomate ajudam a fortalecer e melhorar a massa óssea.

5 – Cabelos mais fortes: as vitaminas e a acidez da fruta reparam os cabelos, fortalecendo e dando brilho aos fios.

6 – Reduz açúcar no sangue: o tomate é fonte de cromo, um mineral que regula os níveis de açúcar no sangue, sendo ótimo para diabéticos.

7 – Previne o câncer: o consumo de tomate reduz risco de câncer na próstata, pulmão e estômago.

8 – Reduz a pressão: rico em potássio, o tomate ajuda a baixar a pressão arterial. Além disso, o licopeno e a vitamina C melhoram a saúde cardiovascular.

9 – Sono tranquilo: pesquisas apontam que o consumo de licopeno ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila e reparadora.

10 – Diminui a dor: os bioflavonoides e carotenoides são agentes anti-inflamatórios presentes no tomate, que reduzem inflamações e dores crônicas.

Viu só como consumir tomate é bom para sua saúde e beleza, além de ser um alimento delicioso? E para ficar perfeito, só com tomates com procedência garantida e preço justo. Então é só passar no Andreazza e escolher o tipo de tomate certo para suas receitas, combinado?

Ah, e não esqueça: toda quarta tem Feira, com promoções ainda mais especiais! E no app Meu Andreazza, tem desconto todos os dias pra você!