TESTE você conhece o gauchês

TESTE: tu conheces o “gauchês”?

Ser gaúcho dá um orgulho danado, né? Sabia que somos um dos estados cujos habitantes mais se orgulham da sua história e da sua tradição? E não é pra menos! Nossa música é a perpetuação da nossa história, nossos campos têm um verde que emociona qualquer vivente e o churrasco e o chimarrão fazem parte do nosso dia a dia como se fossem um bálsamo. Ah, e tem hino mais lindo do que o nosso? Não tem! Tanto que qualquer gaúcho canta o Hino Riograndense com a letra na ponta da língua e o orgulho no coração!

E pra celebrar esse orgulho todo, e comemorar o Dia do Gaúcho e a Revolução Farroupilha, preparamos um teste pra saber se você é gaúcho raiz mesmo! Sabe aquelas expressões que a gente só usa aqui? Será que você sabe o significado de todas? Faça o teste e depois confira abaixo as respostas e anote a sua pontuação. E claro, compartilhe no seu perfil com o resultado e convide seus amigos pra jogar também. Então fica de orelha em pé e taca ficha!

Resultados:

41-50 acertos = Tá loco de especial!

31-40 acertos = Tri gaúcho!

21-30 acertos = Tem que estudar, vivente!

11-20 acertos = Mas que barbaridade!

0-10 acertos = Gaúcho de apartamento!

EXPRESSÕES

1. Aguentar o tirão

2. Aprochegar

3. Atucanado

4. Azulzinho

5. Baita

6. Bem capaz

7. Bochincho

8. Bodoque

9. Bolicho

10. Borracho

11. Brigadiano

12. Cacetinho

13. Campear

14. Carpim

15. Chapa

16. Chinelagem

17. Cuecão

18. Cusco

19. De vereda

20. Deitar nas cordas

21. Entregar as fichas

22. Entrevero

23. Faceiro

24. Folhinha

25. Frio de renguear cusco

26. Guampa

27. Inticar

28. Juntar os trapos

29. Laço

30. Lagartear

31. Lomba

32. Macanudo

33. Matar cachorro a grito

34. Matear

35. Me caiu os butiá dos bolso

36. No mato sem cachorro

37. Pandorga

38. Patente

39. Pechada

40. Peleia

41. Pila

42. Pousar

43. Roleta

44. Se aprochegar

45. Sestear

46. Sinaleira

47. Talagaço

48. Tunda de laço

49. Vivente

50. Xis

SIGNIFICADOS

1. Suportar as consequências

2. Aproximar-se, chegar perto

3. Atrapalhado, cheio de problemas ou irritado

4. Guarda de trânsito

5. Grande, crescido

6. Ênfase na negação.

7. Festa informal

8. Estilingue

9. Boteco

10. Bêbado

11. Policial

12. Pão francês

13. Procurar

14. Meia

15. Radiografia ou dentadura

16. Expressão para comportamento despojado

17. Ceroula

18. Cachorro

19. Imediatamente

20. Fazer corpo mole

21. Ceder, concordar

22. Mistura, desordem, confusão

23. Alegre

24. Calendário

25. Frio intenso

26. Chifre

27. Provocar

28. Casar

29. Apanhar, surra

30. Ficar sem fazer nada, ao sol

31. Ladeira

32. Forte, encorpado

33. Viver com dificuldade

34. Tomar chimarrão

35. Ficar de queixo caído

36. Em dificuldade

37. Pipa

38. Vaso sanitário

39. Batida

40. Briga

41. Dinheiro

42. Dormir na casa de outra pessoa

43. Catraca

44. Chegar mais próximo

45. Dormir depois do almoço

46. Semáforo

47. Golpe

48. Apanhar

49. Pessoa, indivíduo

50. Hambúrguer

E aí? Ficou mais faceiro que guri de bombacha nova ou não entendeu patavinas de nada?

Em todo caso, passa no Andreazza e garante a carne e a erva-mate pra comemorar o nosso dia como um verdadeiro gaúcho. Afinal, no super amigo da família tudo tá sempre mais bonito que laranja de amostra!