Receitas Andreazza: Pudim no Pote

Quando a gente se reúne em família, é bem difícil fugir da comilança desenfreada, não é mesmo? Almoço, sobremesa, café… Quase não sobra espaço para respirar. E uma das receitas mais clássicas durante esses encontros é o pudim. Que coisa mais linda quando a gente corta uma fatia, e ela sai lisinha, lisinha.

A receita de hoje dá um “up” no tradicional doce de fim de semana, servida num potinho charmoso e com calda bem diferente. Confira:

INGREDIENTES
– 1 xícara de açúcar + ½ xícara de açúcar
– 2 latas de leite condensado
– 1 medida em lata de leite condensado de leite integral
– 2 ovos + 1 gema
– 50 ml de água fria
– 1 colher (sopa) de suco de limão
– 50 ml de água fervente

PREPARO
Coloque 1 xícara de açúcar numa panela em fogo baixo e mexa até formar um caramelo dourado. Em seguida, despeje o caramelo em potinhos de vidro. Reserve. Agora, bata no liquidificador o leite condensado, o leite integral, os ovos e a gema. Depois, distribua a mistura homogênea entre os potinhos de vidro com calda. Leve-os ao forno a 180º em banho-maria por cerca de 1 hora e 45 minutos. Para garantir o cozimento uniforme, cubra a forma com papel alumínio. Tire do forno e leve os potinhos de vidro à geladeira por mais ou menos 3 horas. Chegou o momento da calda diferentona: junte numa panela em fogo baixo ½ xícara de açúcar, a água fria e o suco de limão. Misture até ficar dourado, mas cuidado para não queimar, hein? Por último, adicione a água fervente e mexa bem. Deixe esfriar e sirva como calda extra nos potinhos.

Já pensou você aparecer no próximo almoço de fim de semana com uma sobremesa dessas? Apesar de fácil, ela rende 10 porções e muitos elogios. Nada como apresentar um clássico da cozinha numa roupagem surpreendente e cheia de sabor.

Compartilhe a receita com seus amigos no Facebook e deixe seu comentário aqui embaixo.

Fonte:
Tastemade Brasil