Receitas Andreazza: Pão Napolitano

Chega perto do fim de semana, e a gente já vai montando o cardápio dos próximos dias na cabeça. Se não temos churrasco com os amigos ou programação fora de casa na quinta ou sexta-feira, uma boa pedida é algo mais descontraído, sem perder muito tempo na cozinha.

Com poucos ingredientes e um preparo pra lá de descomplicado, o Pão Napolitano faz sucesso na mesa de todo mundo. Além do mais, essa baita opção serve como curinga no seu dia a dia: café da manhã, lanche, almoço, jantar e por aí vai. Não perca tempo e tome nota:

INGREDIENTES
– 20 g de fermento fresco
– 200 ml de água morna
– 500 g de farinha de trigo
– 3 colheres (sopa) de açúcar
– 1 ovo
– 100 g de manteiga em temperatura ambiente
– Sal a gosto
– 1 tomate cortado em rodelas
– 250 g de queijo muçarela fatiado
– Orégano a gosto
– 1 gema para pincelar

PREPARO
Num recipiente, misturar bem o fermento, a água, 1 xícara de farinha e o açúcar. Reserve por 20 minutos. Depois, adicione o ovo e a manteiga. Quando já incorporado, adicione o restante da farinha aos poucos e o sal na sequência. Feito isso, sove a massa por mais ou menos 15 minutos e deixe descansar por mais 30. Enfarinhe uma superfície e abra a massa. Disponha o presunto, o tomate, o queijo e o orégano sobre ela. Enrole a massa envolvendo todo recheio. Coloque numa forma untada e faça cortes na parte de cima da massa. Para finalizar, pincele com gema batida. Leve ao forno preaquecido (180º) por cerca de 40 minutos.

Usando a mesma base do Pão Napolitano, você pode inventar diversos outros sabores. Já imaginou trocar o presunto por palmito e azeitona? Ou então, adicionar iscas de frango e/ou carne de gado desfiada? E quem disse que não dá para arriscar receita doce? Queijo com goiabada não ficaria nada mal, hein?

Não esqueça de compartilhar a receita com seus amigos no Facebook e deixar seu comentário aqui embaixo.

Fonte:
Tastemade Brasil