Receitas Andreazza: Coxinha Cremosa

Ela lembra padaria, bar, boteco ou o carinho daquela sua tia querida. Verdade mesmo é a explosão de sabor desse grande personagem da culinária brasileira. Crocante por fora e macia por dentro, acompanha bem suco ou até mesmo um cafezinho esperto. Difícil manter o controle ou a dieta em dia quando nos deparamos com um exército delas bem quentinhas. Páreo duro, sem dúvida alguma.

Que tal então aproveitar uma brecha no seu dia agitado para preparar essa delícia na sua casa? Tome nota:


INGREDIENTES
– 1 peito de frango cozido e desfiado
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
– Salsinha
– Sal
– Pimenta-preta
– 500 ml de água do cozimento do frango
– 500 ml de leite
– 100 g de manteiga
– 3 xícaras de farinha de trigo
– 1 xícara de requeijão cremoso
– 1 clara
– 2 xícaras de farinha de rosca
– Óleo para fritar

PREPARO
Numa panela, refogue a cebola e, em seguida, o alho. Adicione o frango e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o extrato de tomate, o sal e a pimenta-preta. Para finalizar o recheio, salsinha a gosto. Reserve. Em outra panela, junte a água do cozimento do frango, o leite e a manteiga. Tempere com sal e espere a manteiga derreter. De uma só vez, coloque a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau em fogo baixo. Leva mais ou menos 15 minutos para que a massa fique bem lisa e desgrude do fundo da panela. Transfira a massa ainda quente a uma superfície fria e espalhe-a com a ajuda de espátula. Aqui temos um segredinho: use plástico para cobrir a massa, evitando o surgimento de película nela. Quando baixar a uma temperatura que não queime suas mãos, sove a massa até que fique bem homogênea. Agora, só montar as coxinhas: mantenha a mão em forma de concha, preencha a massa com mais ou menos uma colher de recheio e outra de requeijão. Feche a coxinha com as pontas dos dedos, apertando bem. Passe na clara batida, na farinha de rosca e frite em óleo bem quente.

Pode falar a verdade, deu ou não deu água na boca? O recheio de frango é um clássico, mas você pode usar sua criatividade. Tem até quem goste da coxinha doce, com chocolate e doce de leite, por exemplo. Romeu e Julieta também promete ficar uma coisa de louco.

E aí, vai se aventurar? Não esqueça de compartilhar com seus amigos e dividir com a gente o resultado lá no Facebook.

Fonte:
Tastemade