Caponata

Receitas Andreazza: Caponata

Quem não gosta de chegar em casa e dar aquela beliscadinha antes do jantar? Existem várias receitas de caponata, sendo que a clássica italiana leva ingredientes como aipo, alcaparras e anchovas.

Preferimos trazer uma versão mais simples da especialidade siciliana, e ainda deliciosa. Saborosa e saudável, a caponata é fácil de fazer, e você pode comer antes das refeições, como entrada, ou de lanche, no pão fresco e também torrado.

INGREDIENTES
– 4 colheres (sopa) azeite de oliva
– 1 cebola em cubos
– 1 dente de alho amassado
– 2 berinjelas em cubos
– 1 pimentão vermelho em cubos
– 1 pimentão amarelo em cubos
– 50 g de azeitonas verdes fatiadas
– 2 colheres (sopa) de uvas-passas
– 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
– 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
– 1 ramo de tomilho fresco
– Sal
– Pimenta-do-reino

PREPARO
Numa panela, aqueça o azeite. Doure a cebola e o alho. Na sequência, refogue a berinjela e os pimentões. Acrescente as azeitonas, as uvas-passas, o extrato de tomate, o vinagre e o tomilho. Misture bem e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos. Finalize com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Antes de servir, regue com azeite de oliva. Isso ajuda a conservar e realçar ainda mais os sabores. Guarde em potes na geladeira ou faça compotas (mantenha o conteúdo coberto por azeite de oliva).
E aí, curtiu a receita? Siga o Andreazza no Facebook para outras dicas e sugestões. Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais 🙂

Fontes:
Tastemade
Homem na Cozinha