Receita de massa de pizza fácil, rápida e com apenas 2 ingredientes

No dia 10 de julho foi comemorado o Dia da Pizza. Mas como todo dia é dia, vamos ensinar como preparar uma massa de pizza usando apenas dois ingredientes! Fácil, né?

Só que antes vamos saber um pouco mais sobre esse alimento que está entre os mais consumidos do mundo inteiro!

A origem da pizza

Ao contrário do que muita gente pensa, a pizza não surgiu na Itália! Ela teve origem há cerca de 6 mil anos, no antigo Egito, já que os habitantes de lá foram os primeiros a misturarem água e farinha para fazer uma massa assada. Depois deles, os gregos também passaram a produzir uma massa feita à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico, e assada em cima de tijolos muito quentes.

A novidade logo caiu no gosto popular e foi levada por viajantes até a península da Etrúria, na Itália, que viu na massa de pizza uma possibilidade para sanar a fome da população, já que até então, apenas os mais pobres consumiam esse alimento.

Contudo, a pizza era consumida apenas com cobertura de molho de tomate e orégano e era dobrada no meio, como um sanduíche ou um calzone. Foi só em 1889 que a primeira pizza redonda e coberta com mais ingredientes foi servida, criada por Raffael Espósito, um dos cozinheiros reais, que a preparou para à Rainha Margherita. Como forma de homenagear a monarca italiana, Raffael decidiu cobrir a pizza com ingredientes que representassem as cores da Itália: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho). A pizza fez um sucesso tão grande que começou a fazer parte do cardápio diário da realeza, passando a se chamar Pizza Margherita. 

Logo a iguaria se espalhou pela Itália e foi sendo levada para outras partes do mundo por meio dos navios, com exploradores e imigrantes italianos, pois seu preparo era muito fácil e os ingredientes para a cobertura podiam ser transportados em longas jornadas. 

A pizza no Brasil

Sabia que foi só a partir de 1950 que a pizza começou a ser um alimento popular aqui no Brasil? Antes disso, ela era restrita às comunidades italianas, e vista pelos mais ricos como um alimento de pobres e escravos.

Mas sabemos que hoje a história é bem diferente. Segundo pesquisa de 2018, estima-se que mais de um milhão de pizzas são vendidas todos os dias no Brasil, e mais da metade é consumida pelo estado de São Paulo. Além disso, segundo o levantamento, são gastos R$ 22 bilhões por ano com o alimento, só no Brasil!

São Paulo é a segunda cidade no mundo que mais come pizza, perdendo apenas para Nova York, nos Estados Unidos. E os sabores de pizza mais consumidos no Brasil são muçarela, calabresa, frango com catupiry e a nossa clássica marguerita (sim, a mesma que foi inventada para homenagear a rainha italiana).

Massa de pizza com 2 ingredientes

Ler a história da pizza deu fome, né? Então nós vamos ensinar você a preparar uma massa de pizza caseira muito rápida e simples, com apenas dois ingredientes!

Você vai precisar de:

– 1 e ½ xícaras de farinha de trigo com fermento

– 1 xícara de iogurte grego natural

Como fazer:

– Misture o iogurte com uma xícara de farinha, com a ajuda de um garfo ou na batedeira, até obter uma mistura homogênea.

– Lentamente adicione a farinha restante.

– Transfira a massa para uma superfície lisa e coberta de farinha e sove bem por cerca de oito minutos, até atingir o ponto (a massa deve ficar levemente grudenta, mas não ao ponto de grudar totalmente na mão).

– Abra a massa no formato desejado, cubra com ingredientes da sua preferência e leve ao forno até ficar crocante.

Segredo para uma pizza perfeita

Não importa quantos ingredientes tem a massa ou qual vai ser a cobertura. Para uma pizza perfeita, você precisa de ingredientes frescos, saborosos e com o melhor preço. Então passe em uma de nossas lojas e divirta-se bancando um pizzaiolo com muita economia e sabor!