Os 6 segredos de uma sopa perfeita

Do agnoline ao minestrone, as sopas figuram como uma das refeições prediletas do inverno. E não é pra menos! A sopa é uma das comidas mais versáteis, já que seu preparo pode ser feito unicamente com um caldo de legumes ou carne, até pratos mais elaborados, com massas, grãos e queijos. E vamos combinar que qualquer uma delas é uma boa pedida pros dias frios da Serra Gaúcha, não é?

Então pra ajudar você a preparar uma sopa perfeita, trouxemos 6 segredinhos que vão colocar ainda mais sabor na panela.

1 – Prepare legumes e carnes com antecedência

Essa é uma dica bem simples e que é aplicada por vários chefs. Antes de colocar legumes na sopa, refogue-os com um pouco de azeite, cebola e alho. Com as carnes, o ideal é temperá-las e refogá-las até que fiquem douradas, para só depois serem incorporadas ao caldo. Faça o teste e note como os ingredientes da sopa terão um sabor muito mais destacado!

2 – Cremes pedem ajuda do liquidificador

Quem gosta de cremes e sopas cremosas, pode contar com o liquidificador para dar a textura desejada. Quando os ingredientes da sopa já estiverem bem cozidos, vá acrescentando aos poucos no liquidificador, junto com um pouco da água da sopa, e bata até a textura desejada. Mas cuidado: vá colocando a parte líquida da sopa aos poucos, para que ela fique com textura de creme.

Depois de tudo batido, coloque novamente o creme na panela para uma última fervura e finalização dos temperos. Ah, e essa dica é especial para quem gosta de comer os cremes dentro do pão italiano, já que eles não podem estar muito líquidos para evitar que a sopa vaze.

3 – Sem tempo e sem liquidificador? Faça uma mistura simples!

Se você não é adepto do liquidificador e nem tem tempo de cozinhar a sopa até que ela fique mais cremosa, aí vai uma dica: misture duas colheres de sopa de maisena em meio copo de leite e bata até que o amido de milho dissolva completamente. Depois, é só ir acrescentando aos poucos na sopa, até que ela fique na textura que você desejar.

Fácil, né? Só não esqueça de mexer a sopa sempre, para que essa mistura incorpore por completo no caldo!

4 – Quantidade de água

Pode parecer bobagem, mas a quantidade de água que você coloca na sopa é um fator determinante para o sabor e textura adequados! Tanto na pressão quanto na panela normal, você deve começar com uma quantidade de água suficiente para cobrir totalmente os legumes e carnes, no máximo dois dedos acima. Se durante o cozimento você notar que precisa de mais líquido, vá acrescentando aos poucos. Assim você garante que a sua sopa não fique aguada e sem sabor.

5 – Se vinho com sopa já é gostoso, imagine colocar vinho dentro sopa!

O vinho, além de ser uma das bebidas que mais harmonizam com sopas, caldos e cremes, também pode ser um dos ingredientes dessas refeições. A quantidade de vinho varia conforme o seu tipo e o sabor da sopa, mas você pode tomar como medida básica ¼ de xícara de chá de vinho para um litro de sopa. A bebida vai realçar os sabores dos ingredientes, deixando a sopa ainda mais apetitosa!

6 – Use ingredientes frescos e de qualidade

De nada adianta você saber todas as receitas e segredos de uma sopa perfeita, se os ingredientes não forem de qualidade, não é? E melhor ainda quando eles estão em um só lugar!

Então passe em qualquer uma das lojas do Andreazza e leve pra casa massas caseiras, grãos e legumes fresquinhos, carnes com qualidade e procedência garantidas e tudo o que a sua imaginação mandar para fazer uma sopa deliciosa! Afinal, espantar o frio com mais economia e sem abrir mão da saúde e do sabor, é a melhor pedida para esse inverno!