Dicas para uma decoração de Natal criativa e econômica

A criançada adora, e os adultos também não ficam para trás. O Natal é uma época leve, em que a gente confraterniza, troca presentes e, principalmente, afeto. Todo mundo fica numa mesma sintonia, e a casa se enche de alegria e boas vibrações.

Falando em casa, nada como preparar nosso canto para receber a visita de amigos e familiares. Mais do que a tradicional Árvore de Natal, adornos simples e feitos à mão podem ajudar a deixar a casa em clima natalino.

A seguir, você confere algumas dicas simples de decoração natalina criativa e com baixo custo.

Árvore de Natal
Provavelmente, você logo pensou em pinheiro, bolas natalinas, presépio e companhia limitada, né? Além da árvore em si, há opções bem bacanas:
– Estimule os pequenos a desenhar sobre cartolina ou papel kraft (pardo). Dessa baguncinha gostosa, costumam surgir trabalhos ótimos, perfeitos para decorar a sala com toda a originalidade.
– As luzes pisca-pisca, geralmente, circulam as árvores, mas já pensou em colocá-las numa parede em formato de pinheiro? Fica lindo.
– Galhos secos com pisca-pisca, bolinhas e penduricalhos do tipo tornam a decoração charmosa e sofisticada.

Velas e luminárias
Presenças confirmadas na Ceia, as velas e luminárias têm um poder quase mágico de trazer conforto e aconchego à noite de Natal. Vejamos algumas ideias:
– Velhas xícaras são excelentes recipientes para velas não muito compridas.
– Garrafas vazias de vidro, como de cerveja e azeite, quando não retornáveis, vão direto ao seletivo, certo? Então que tal reaproveitá-las? Cortando seu fundo, elas viram interessantes cúpulas. Uma dica legal é fazer alguns furos ao redor da garrafa, o que ajuda na entrada de oxigênio e, consequentemente, na alimentação da pequena chama.
– Vire forminhas, bandejas e até mesmo taças de cabeça para baixo e fixe ali suas velas. Você vai se surpreender com o resultado.
– Falamos acima das garrafas, porém potinhos de vidro também funcionam como exuberantes luminárias. Cole na parte externa dos vasos figuras natalinas em veludo (renas, Papai Noel, árvores…); faça lacinhos na borda com fio de sisal; envolva copinhos de vidro com pauzinhos de canela na vertical presos em fita verde; preencha garrafas e vasos de vidro com pisca-pisca. O efeito é encantador.

Guirlandas
Responsáveis por recepcionar os convidados ou mesmo quem mora com você, existem milhares de opções de guirlanda por aí. Coloque a mão na massa, crie, se divirta e ainda economize uma graninha.
– Formate um círculo com pompons coloridos.
– Com imaginação, você elabora uma guirlanda cheia de personalidade a partir de uma simples tábua de cozinha. Coloque a parte em que pegamos a tábua voltada para cima. Monte um laço bem nesse ponto e pendure cortadores de biscoito metálicos com fitas de cetim vermelhas ou verdes. No lugar da tábua, bandejas metálicas com laço e ramos de alecrim são boas alternativas.
– Enrole ramos e pequenos galhos flexíveis com arame fino em bastidores de bordado. Para dar cor à guirlanda, use sementes, folhas secas e ornamentos de sua preferência.

Bolas e afins
Clássicas, as bolinhas ou bolonas de Natal não podem faltar. Dê vida nova a elas com ideias simples e para lá de úteis.
– Medo das crianças se machucarem? Que tal apostar nas bolas natalinas de crochê? Sinônimo de sucesso e fofura.
– Lâmpadas velhas de tamanhos variados também servem para decorar o ambiente. Basta passar cola e jogar um tanto de glitter sobre elas.
– Bolas antigas e descascadas ganham nova vitalidade quando envoltas em tiras de tecido colorido ou estampado.

Outras sugestões
– Pinhas: acomode sua base em vasinhos coloridos. Depois, anexe a elas pequenas bolas de feltro ou linhas enroladas em formato esférico. Você acaba de criar uma árvore em miniatura. Outra ideia bacana é pintar as pinhas com spray fosco e amarrá-las numa linha colorida em corrente.
– Trabalhe com os símbolos bem característicos (Papai Noel, renas, anjos, estrelas, pacotinhos de presente, pinheiros, bengalas…) e cores marcantes dessa época (vermelho e verde, além de dourado, prata e branco).

O segredo para uma decoração criativa e bem econômica é pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouco. Revisite a decoração do ano passado e lance um olhar renovado sobre todo e qualquer item dentro de sua casa – natalino ou não. Porque criatividade e talento a gente sabe que você tem de sobra.

E aí, gostou de nossas dicas? Compartilhe com seus amigos lá no Facebook e não esqueça de comentar aqui embaixo.

Fontes:
G1
Casa Abril
Muito Chique
Revista Casa e Jardim