Dia do Cozinheiro

No dia 10 de maio é comemorado o Dia do Cozinheiro. Mas a data não vale apenas para os grandes chefs, mas para todos aqueles que gostam e praticam a arte da culinária.

Não se sabe ao certo quando a profissão de cozinheiro surgiu, mas existem registros de pessoas responsáveis pelo preparo dos alimentos desde 3000 a.C. E desde aquele tempo a profissão é carregada de desafios.

Vida de cozinheiro

Cozinheiros profissionais acordam muito cedo, dormem tarde, trabalham muitas horas em pé em temperaturas elevadas e precisam gerenciar uma série de imprevistos, sem que isso interfira no sabor do alimento e no atendimento do restaurante. É uma profissão que exige muito estudo, aperfeiçoamento constante e um excelente conhecimento sobre temperos, ingredientes e receitas das mais variadas partes do mundo.

Tanto para os chefs quanto para os cozinheiros amadores, o talento, a técnica e a sensibilidade são essenciais para se fazer um bom prato. Por isso, separamos alguns benefícios que a arte de cozinhar pode proporcionar para o seu bem-estar, para sua saúde e para o seu bolso!

Cozinhar para si é uma terapia!

A gente sabe que quanto mais comemos fora de casa, mais valorizamos a comida caseira. Isso faz com que nossa hora na cozinha renda um momento único e relaxante, onde podemos nos aventurar em criar e replicar receitas, esquecer um pouco dos problemas rotineiros e fazer um agrado para nós mesmos. Além disso, cozinhar em casa gera muito economia (principalmente quando aproveitamos as ofertas do Super Andreazza).

Cozinhar para o outro é amor!

Você sabia que cozinhar para outras pessoas gera diversos benefícios psicológicos? É verdade! Além de incentivar a autoexpressão e a comunicação, outro benefício é o estímulo à nossa capacidade em demonstrar sentimentos. Assim, aqueles que possuem uma certa dificuldade em se expressar em palavras, podem utilizar a cozinha para elaborar um prato que demonstre o carinho e o amor que sentem pelo outro.

Cozinhar para família e amigos é saudável!

Quem não gosta de ter os amigos por perto, não é? Um almoço ou um jantar com o pessoal sempre é uma boa pedida, afinal uma reunião em volta da mesa sempre rende muitas conversas, risadas e histórias (e ao final da comilança ainda tem a ajuda deles para organizar tudo).

E se cozinhar para os amigos já é bom, imagina para a família! Alguns especialistas afirmam que o hábito de cozinhar para familiares pode ser tão saudável quanto a própria alimentação. Então tente, pelo menos uma vez por mês, juntar a família na cozinha e preparar algo que agrade o estômago e o coração de todos.

Cozinhar é otimizar a semana e economizar!

A vantagem de cozinhar em casa é que além de poupar dinheiro, você também pode ser seu próprio chef e elaborar um cardápio do seu gosto. Uma maneira para otimizar sua semana é preparar a comida de modo que ela renda diversas porções, que podem ser congeladas. Assim, você garante um alimento caseiro e saudável para vários dias!

E além de todos os benefícios que mostramos, cozinhar em casa gera uma economia enorme no final do mês. Portanto, planeje seu cardápio semanal, crie sua lista de compras diretamente no app Meu Andreazza, aproveite as diferentes ofertas e faça do momento das compras um lazer! Afinal, nada é mais gostoso do que preparar a comida que mais gostamos com saúde, qualidade e economia!