ARTIGO 1 - De onde vêm os pratos mais famosos do mundo

De onde vêm os pratos mais famosos do mundo?

É quase impossível a gente provar um prato e não lembrar imediatamente da origem dele, né? É assim com o sushi e o Japão, a feijoada e o Brasil e a massa e a Itália, por exemplo. Mas será que todas as nossas associações estão certas?

Preparamos pra você uma lista com alguns dos pratos mais famosos do mundo e suas origens corretas. Assim você vai poder impressionar no próximo almoço de família, e pode até propor um jogo com os amigos pra saber quem acerta mais a procedência de algumas iguarias!

Mamma mia, olha a lasanha!

Massa, recheio, molho, massa, recheio, molho… Rapidamente a gente associa a lasanha à Itália, mas você sabia que ela não tem nada (ou quase nada) de italiana? A origem desse prato é inglesa, e apareceu pela primeira vez em um livro de culinária do século XIV, escrito pelo cozinheiro do rei inglês Ricardo II.

Além disso, existem relatos de que um prato parecido, porém sem molho de tomate, já era feito na Grécia antiga! Mamma mia, que surpresa!

Croissant francês?

Esse pãozinho de massa folhada nos remete à França até no nome, né? Mas o croissant não nasceu no país da Torre Eifel, e sim na Áustria. A iguaria foi levada à França pela rainha Maria Antonieta, no século XVIII, quando ela saiu de Viena para se casar com o rei Luís XVI. O monarca gostou tanto do croissant que ele era servido sempre, com qualquer refeição, tanto no café da manhã, almoço ou nos tradicionais banquetes da corte francesa.

Churros! Churros! Olha os churros!

Seja na praia, nas esquinas da cidade ou no seriado Chaves, quem é que não sente vontade de dar uma mordida naquela massinha frita e recheada de doce de leite, né? Mas você sabia que o churro é uma invenção europeia?

O país de origem não se sabe ao certo, mas a teoria mais provável é de que marinhos portugueses trouxeram da China uma receita de pastel, que rapidamente se tornou popular em Portugal. Quando o churro chegou à Espanha, ele foi bastante modificado e resultou no doce que conhecemos hoje. E como os espanhóis colonizaram o México, o doce é extremamente popular por lá e em outros países do continente americano.

Catchup americano? Nem na China!

Aliás, só na China. Um dos condimentos mais famosos do mundo e que é “a cara” dos Estados Unidos, tem origem chinesa. No começo, o “ketchup” era um molho feito com anchovas salgadas e fermentadas, que foi sendo modificado conforme ia chegando aos diferentes continentes. Só depois de muito tempo é que os tomates foram adicionados à receita, originando o catchup que conhecemos hoje.

Feijoada do meu… Brasil?

Sentimos muito acabar com a sua certeza de que a feijoada é brasileira. Ela também não é uma receita típica dos escravos, como muitos pensam. A feijoada nasceu no norte do Portugal, há mais ou menos 1.300 anos. 

Os colonos portugueses costumavam cozinhar feijão branco com carne de porco, e era tão consumido em Portugal que ele foi trazido para o Brasil com a corte de Dom João VI. Mas como aqui o feijão preto era encontrado com muito mais facilidade, os portugueses criaram a feijoada à brasileira, cozinhando os grãos com miúdos suínos (que eram consideradas carnes nobres, apreciadas principalmente pela Casa Imperial).

Agora que você já sabe a origem de alguns dos mais famosos pratos do mundo, que tal preparar cada um deles para a sua família e ver se eles conseguem adivinhar a origem correta?

E tão bom quanto dividir a mesa com quem a gente ama, é cozinhar com ingredientes selecionados, fresquinhos e muito baratos. Então passe em qualquer loja Andreazza e comece a festa! Tem sempre ofertas especiais pra você, nos supermercados e também no app Meu Andreazza.