ARTIGO 3 - Post-Link_Artigo-Churrasco-Mulheres

Churrasco é coisa de mulher, sim!

Enquanto os homens assam a carne, as mulheres preparam os acompanhamentos (e arrumam a mesa, e limpam o ambiente, e lavam a louça…). Quem nunca viu essa cena em algum churrasco, que atire a primeira picanha!

Apesar de o churrasco ser um prato tipicamente feito por homens, as mulheres provaram que também são mestres na arte do fogo! Vamos saber um pouco mais sobre a origem do churrasco e sobre algumas mulheres que hoje estão entre as melhores churrasqueiras do mundo!

Por que o churrasco é uma “comida de homem”?

Antigamente não havia toda a comodidade de hoje para preparar um churrasco. No século XVIII, era necessário viajar longas distâncias para caçar o alimento e como não havia refrigeração, assim que os caçadores abatiam a presa, precisavam manipular a carne para que ela não estragasse.

Obviamente também não existiam as churrasqueiras como conhecemos hoje. Era preciso muita força física para abrir um buraco no chão, fazer o fogo, espetar a carne com lanças de madeira e assá-la. E como naquela época apenas os homens caçavam, o churrasco acabou sendo uma tarefa essencialmente masculina.

Mas isso mudou graças à modernização cultural e à chegada das tecnologias. Se antes as mulheres eram criadas para servir ao marido e procriar (e para fazer a salada enquanto somente os homens assavam o churrasco), há tempos elas estudam, trabalham e decidem o seu próprio futuro. E com a evolução tecnológica, que facilitou a vida de todos, as tarefas tornaram-se muito mais democráticas, e a distinção de atividades por sexo há tempos tornou-se uma ideia totalmente retrógrada e sem sentido. Tanto que hoje há diversas mulheres que brilham nas churrasqueiras ao redor do mundo, e estão entre as chefs mais conceituadas mundialmente.

3 mestras do fogo

Para provar que o churrasco deixou – há muito tempo – de ser “coisa de homem”, separamos 3 perfis do Instagram de mulheres churrasqueiras com fama e renome internacional para você conhecer e se inspirar a botar o carvão na churrasqueira e preparar uma bela costela!

Ligia Karazawa (@ligiaka) – Ligia é chef executiva do restaurante Brace, do Eataly Brasil. É cozinheira há 20 anos e já ganhou inúmeros prêmios pelo seu churrasco.

Larissa Morales (@laricanabrasa) – Primeira mulher do Brasil a ter um canal no YouTube inteiramente dedicado ao churrasco, o Larica na Brasa.

Camila Miyahara (camiyahara) – Chef do restaurante Quintal do DeBetti, especializado em carnes e um dos mais tradicionais de São Paulo.

Churrasco

Dicas para preparar um churrasco perfeito

Como disse a churrasqueira Ligia Karazawa, “o sabor de um bom churrasco não depende se ele foi assado por uma mulher ou por um homem, mas como ele foi planejado e preparado”. Ou seja, tanto faz se você é homem ou mulher. Com essas dicas, o seu churrasco será perfeito sempre!

1 – Carne é vermelha! A coloração vermelha da carne indica que ela é fresca, então sempre observe a cor e fuja dos cortes que já estão escuros.

2 – Maneire no sal! O sal grosso deve ser espalhado na carne e na gordura, mas o excesso deve ser retirado (o famoso “bater a carne”). E sempre salgue a carne cerca de 5 minutos antes de ir ao fogo, senão o sal suga os líquidos da peça, deixando a carne seca.

3 – O segredo do carvão! A pirâmide de carvão deve ficar a cerca de 10cm da grelha, e deve ser concentrada em um dos lados da churrasqueira para que você tenha duas temperaturas: uma mais alta para dourar a carne, e outra mais baixa, no canto oposto, para cozinhar.

4 – Tem que ter gordura! Grande parte do aroma e do sabor do churrasco vem da gordura. Então comece fazendo incisões quadriculadas na capa de gordura (sem chegar na carne) e comece assando com a gordura virada para cima, para que ela derreta e penetre na carne. Ah, e para evitar muita fumaça quando virar a carne e a gordura pingar no fogo, é só espalhar um pouco de cinzas do churrasco anterior em cima do carvão!

5 – Nunca fure a carne! Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. Mas cuidado para não furar a carne, pois os sucos dela sairão e você terá um churrasco duro e seco. O grande segredo é selar a carne: assada em temperatura alta em todos os lados, com todos os sucos armazenados!

Planeje o seu churrasco!

Outra dica é planejar o churrasco com antecedência, para comprar a quantidade certa e não deixar nada faltar. E o melhor lugar para fazer as compras você já sabe: é no Super Andreazza! Tem carne fresquinha todos os dias, já que os frigoríficos fazem as entregas diversas vezes na semana! E sempre às quintas-feiras têm ofertas de açougue nas lojas e no app Meu Andreazza. Carnes de qualidade, com procedência garantida, e tudo o que você precisa para ser mestre na churrasqueira está no Andreazza. E o melhor: sempre tem um pertinho de você!