A rainha de todos nós, Maiara Perottoni

Domingo pela manhã bem cedinho, Maiara levanta e já se prepara para mais um dia cheio. Almoço de colônia ao meio-dia e compromisso com as demais candidatas no comecinho da tarde. A rotina da estudante de Nutrição é pesada e segue assim por alguns meses. Reuniões, encontros e rodas de conversa lotam a agenda da jovem, apoiada pela Festa do Vinho Novo de Forqueta, Supermercados Andreazza e Lorigraf. No último domingo, 20/05, o despertar foi um pouco diferente. A antes candidata acordava pela primeira vez coroada como a Rainha da Festa da Uva 2019.

Com 26 anos e natural de Farroupilha, Maiara mora em Caxias do Sul há 14 anos. A família Perottoni tem forte ligação com a comunidade de Forqueta, já que o tataravô de Maiara, Arthur Perottoni, fundou em 1929 a 1ª cooperativa da América Latina na região.

Essa relação ganhou um novo capítulo em 2015, quando Maiara foi eleita rainha na Festa do Vinho Novo. Graduanda em Nutrição pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Perottoni leva em paralelo o curso superior e a preparação para representar a maior festa de nossa região.

Receber a coroa e o posto ocupado até então pela soberana Rafaelle Furlan representam a realização de um grande sonho de Maiara, que tem em Tatiane Frizzo, eleita em 2010, sua maior inspiração:

Representar Caxias é algo que sempre quis, mas esse sentimento tomou outra dimensão quando me tornei soberana da Festa do Vinho Novo. A oportunidade de ser a rainha da Festa da Uva é a forma de agradecer, celebrar e nunca esquecer a trajetória de conquistas de nossa gente. É evidenciar a intrépida participação da mulher na geração e no progresso caxiense. É divulgar o turismo, a cultura e a gastronomia daqui. Paralelamente, ainda, preservar as nossas raízes, essência do que nos tornamos, declara a soberana.

A partir de agora, a rainha da Festa da Uva, Maiara Perottoni, acompanhada das princesas, Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer, carregam a missão de divulgar o evento por todo o Brasil, estimulando o turismo e a perpetuação de nossa cultura pelo país. Encabeçado por Maiara, o trio de soberanas recém-empossado deve ter na agricultura familiar uma de suas principais bandeiras, sobretudo com relação à defesa de políticas públicas voltadas à permanência de jovens no campo.