9 truques para facilitar seu dia a dia na cozinha

Você não tem a sensação às vezes de que as 24 horas do dia são insuficientes? Estamos sempre correndo atrás do prejuízo e, volta e meia, nem dormimos a quantidade de horas necessária. Por isso, nada como ter na manga alguns macetes para ganhar um tempinho precioso.

Já conversamos por aqui sobre dicas para manter a casa em ordem sem perder tanto tempo, e hoje resolvemos facilitar o seu dia a dia também na cozinha. Sim, porque a comidinha de casa tem seu valor, mas tudo entre fogão e panelas ficará mais simples e prazeroso com esses truques. Anote aí:

1. Café diferentão
Quem não gosta de um bom cafezinho? E que tal dar uma turbinada nele? Junte ao pó de café uma pitada de sal e uma colher de chá de canela. O sal vai tirar um pouco do amargo dos grãos torrados, enquanto a canela dará aquele toque todo especial de sabor levemente adocicado.

 

2. Balas de iogurte
O iogurte está quase saindo da validade? Não se desespere. Espalhe numa travessa gotinhas de iogurte. Para agilizar o processo, uma boa alternativa é utilizar o saco de confeiteiro. Depois, leve ao congelador por apenas 1 hora. Prontinho, basta aproveitar.

 

3. Cozinhe sem ovos
Acabaram os ovos, o mercado está fechado… e agora? Em pratos assados, substitua cada ovo por meia banana. O resultado é praticamente idêntico, sem comprometer sua receita.

 

4. Substitua a batata frita
A batata frita é quase uma unanimidade. Difícil encontrar pessoa que não gosta, porém a gente sabe as deficiências nutritivas desse alimento. Olha só esta ideia: faça cortes finos na batata, sem chegar até o fim com a faca. Ficará tipo uma molinha. Adicione manteiga, sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao forno a 220 ºC por 40 minutos. Fica uma maravilha.

 

5. Descasque batata, alho e ovo cozinho em segundos
Batatas. Vamos deixar essa missão bem menos complicada. Faça cortes rasos na batata e leve-a à panela com água já quente. Mantenha lá até ferver. Na sequência, troque a água fervente por fria. Agora, é só puxar a casca.

Com relação ao alho, aqueça por apenas 30 segundos no micro-ondas. Isso fará com que a casca saia sem muito esforço.

Agora, descascar ovo cozido exige um tanto de paciência. Não após este truque: cozinhe o ovo com uma rodela de limão ou uma colher de café de bicarbonato de sódio na água. É quase mágico.

 

6. Cebola sem lágrimas
A acidez da cebola não é fácil. Para amenizar seu efeito sobre nossos olhos, coloque a cebola por 15 minutos no congelador antes de cortá-la. E dê adeus às lágrimas.

 

7. Queimou o molho, e agora?
É o celular que toca, a novela que começa, seu filho que chama, enfim, distrações não faltam. Quando de repente, o molho queima. Despeje o molho em outra panela com um pouquinho de açúcar (bem pouquinho mesmo). Importante manter o molho em fogo baixo a partir daqui. Essa artimanha elimina o odor e gosto ruim de queimado.

 

8. Descongelar a carne
Não é recomendável descongelar a carne em temperatura ambiente, pois isso facilita o desenvolvimento de bactérias. A melhor opção é o nosso velho conhecido micro-ondas. Normalmente, leva de 6 a 10 minutos (dependendo do tipo e da quantidade de carne), e alguns equipamentos já possuem a função “descongelar”. Promova pausas durante o descongelamento, a fim de evitar que a parte externa da carne cozinhe e afete seu sabor e textura. A carne precisa estar 70% descongelada ao sair do micro, ainda com cristais de gelo no centro. Em seguida, deixe-a descansar por mais ou menos 10 minutos para completar o descongelamento ao natural.

 

9. Bife sem sujeira
A gente pensa 1, 2, 3… 1 milhão de vezes antes de se aventurar na cozinha com um bom bife. Geralmente, nosso fogão não resiste a tantos respingos, e o trabalho na limpeza demanda um bom tempo. E se você pudesse fritar seu bife sem se preocupar tanto? Seque a carne levemente com papel toalha, removendo seu excesso de água. Assim, você evita que a água da carne espirre por todos os lados quando em contato com o óleo quente.

 

Gostou de nossas dicas? Então deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com seus amigos lá no Facebook.

 

Fontes:
Revista Casa e Jardim
MegaCurioso
Sazón