6 ótimas dicas para parar de fumar

Agosto é o Mês Nacional de Combate ao Fumo. E para encerrar a campanha, vamos apresentar para você alguns dados (alarmantes!!) sobre o cigarro e 6 dicas para você largar de vez o vício. Ah, e para incentivar ainda mais a busca por uma vida saudável, confira também alguns dos (muitos) benefícios de parar de fumar.

A história do cigarro

Sabia que o tabaco já foi considerado uma planta medicinal, há milhares de anos? O problema é que, com o tempo, foram sendo adicionadas inúmeras substâncias a essa planta, para criar o popular cigarro. Ele atingiu o auge do consumo nos anos 1950, na era de ouro de Hollywood, quando o mundo inteiro considerou que fumar era um sinônimo de sensualidade e poder. A publicidade da época inclusive estimulava o ato de fumar para fins de saúde, como alívio à ansiedade, por exemplo. O cigarro só começou a ser considerado realmente nocivo à saúde por volta dos anos 1980, quando o número de mortes por efeitos da nicotina gerou pânico nas redes de saúde do mundo todo. 

Os números assustadores do cigarro

Você sabia que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de 20% da população já fumou tabaco? Em 2018, a OMS registrou que mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo é dependente da nicotina, seja com cigarros comuns ou eletrônicos. E com esse número altíssimo de fumantes, acontece o óbvio: as doenças relacionadas ao cigarro provocam cerca de 17 milhões de mortes ao ano. Impressionante, né?

Dicas para parar de fumar

Ficou assustado com os números? Decidiu ter uma vida mais longa, saudável e feliz? Então siga essas dicas:

1 – Chicletes e pastilhas: a nicotina que os chicletes e pastilhas específicos contém, funciona como uma terapia de reposição, aliviando a abstinência. Isso vai diminuir consideravelmente a fissura por um cigarro.

2 – Medicamentos: caso você não consiga parar sozinho, existem medicamentos que auxiliam quem quiser parar de fumar. Mas eles devem ser usados com orientação médica, para que haja o devido acompanhamento.

3 – Mude a sua rotina: além da dependência química, o cigarro gera uma dependência psicológica muito grande. O ritual de fumar tomando um café, ou ser a companhia em uma pausa no trabalho por exemplo, pode gerar mais dependência do que a da nicotina. Portanto, mude a sua rotina, eliminando as atividades que geralmente estariam propícias a um cigarro. No lugar delas, dê uma volta, coma algo saudável, beba água gelada e escove os dentes.

4 – Pratique exercícios físicos: a endorfina liberada no organismo pelos exercícios diminui muito o desejo de fumar. Além disso, é o estímulo perfeito para que você comece a ter uma vida mais saudável.

5 – Tenha autocontrole: sabemos que falar é fácil. Mas quem realmente está determinado a parar de fumar, deve concentrar-se nesse objetivo. Não faça desse processo um martírio, encare como algo extremamente benéfico a você e a quem você ama. E se houver uma recaída, tudo bem. Recomece de novo com a certeza de que a próxima tentativa será menos difícil.

6 – Peça ajuda: seja de psicólogos, médicos, amigos ou familiares, a ajuda é muito bem-vinda. Além disso, quando você compartilha a sua decisão de parar de fumar, a tarefa fica mais fácil, já que você cria uma rede de apoio para ajudar em momentos de extrema vontade.

Quais os benefícios de parar de fumar?

Ah, eles são inúmeros, então vamos listar aqui apenas alguns. E com certeza, depois de parar, você irá descobrir muitos outros!

– Para quem quer ter filhos: parar de fumar reduz as chances de impotência sexual, dificuldade para engravidar, partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso e aborto espontâneo.

– Em um ano, o risco de desenvolver uma doença cardíaca cai pela metade.

– Não importa a idade que você pare de fumar, sempre ganhará vários anos de expectativa de vida. Uma pessoa com cerca de 30 anos, quando para de fumar, ganha cerca de 10 anos a mais de vida.

– O seu convívio social melhora, e muito. Você vai passar mais tempo com os amigos e família, e não vai mais precisar se ausentar do convívio.  

– Sabia que uma pessoa que fuma uma carteira de cigarro por dia gasta, em média, R$ 2.900,00 por ano? Imagina o que você pode fazer com esse dinheiro se abandonar o vício.

E que tal aproveitar essa economia e passar no Andreazza? Comece a aproveitar mais o seu convívio social fazendo um jantar especial pra família, e já conte a novidade! Com certeza eles lhe darão todo o apoio necessário pra abandonar de vez o vício. E nós também estaremos sempre por perto, garantindo que você tenha uma vida muito mais saudável. Conte sempre com o Super amigo da família!