Economize mais!

5 passos para garantir a saúde financeira

O período de férias se aproxima, e a gente quer aproveitar cada momento. Ficar pertinho da família e dos amigos, curtir o agito da praia ou o sossego do campo. Além disso, com a proximidade do fim de ano, temos a oportunidade de refletir sobre o que passou, e também de projetar 2016.

Para levar mais, é fundamental equilíbrio nas contas de casa. Por isso, trazemos a seguir cinco dicas simples que vão fazer toda diferença no fim do mês:

 

  • Faça as contas!

Anote com cuidado todas as despesas menais, mesmo as menores: o pãozinho no fim da tarde ou a cervejinha com os amigos. Organize tudo numa planilha, carderno ou, se preferir, num dos muitos aplicativos disponíveis gratuitamente na internet.

 

  • Reduza, reduza e reduza

Diminua seus gastos. Troque o plano de celular, da TV a cabo, acelere no banho, não deixe a luz acesa sem necessidade. Pense sempre na relação custo/benefício. Até os pequenos e, aparentemente, inofensivos gastos podem pesar no fim do mês. Cuidado!

 

  • Projete investimentos

Faça projetos de curto, médio e longo prazo. Leve em consideração se você realmente está disposto a encarar desafios quanto ao seu valor e tempo exigidos.

 

  • Corte gastos fixos

Limite seus gastos fixos a 50% da renda. Mais do que isso pode significar que você leva uma vida acima de suas possibilidades reais. Poupe ao menos 10% da sua renda todo mês.

 

  • Economize, poupe e aproveite

Faça aplicações, veja qual a melhor opção. Evite compras impulsivas. Aos poucos, elas podem inviabilizar projetos maiores. Não guarde dinheiro por guardar. Trace objetivos claros e bem definidos.

 

A partir dessas simples sugestões, você pode economizar entre 20 e 30% todo mês. E aí, partiu levar mais para sua vida?